A Frente Ampla no Rio Grande do Sul apresentou a composição da chapa do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), pré-candidato ao Senado Federal. O ex-deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT) foi anunciado como primeiro suplente, enquanto Tamyres Filgueira (PT) será a segunda suplente da candidatura.
O anúncio foi feito durante um ato político realizado na sede estadual do PDT, em Porto Alegre, que reuniu representantes dos oito partidos que integram a aliança, além de lideranças estaduais, parlamentares, pré-candidatos e militantes.
Também participaram do evento a pré-candidata ao governo do Estado, Juliana Brizola (PDT), o pré-candidato a vice-governador, Edegar Pretto (PT), a pré-candidata ao Senado Manuela d’Ávila (PSOL), além dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro.
Durante o ato, Paulo Pimenta afirmou que a formação da Frente Ampla representa um momento importante da política gaúcha e defendeu que a união entre os partidos fortalece o projeto eleitoral para o Rio Grande do Sul e para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o parlamentar, a composição da chapa busca reunir experiência política e renovação.
“Nós não somos um time de primeiro e segundo suplentes. Somos uma equipe que vai construir junta essa caminhada pelos próximos oito anos”, afirmou.
Pimenta também destacou que a escolha de Vieira da Cunha e de Tamyres Filgueira levou em consideração a trajetória e a representatividade de ambos.
Anunciado como primeiro suplente, Vieira da Cunha classificou a aliança como a maior já formada entre partidos do campo progressista e democrático no Estado.
Segundo ele, a construção da Frente Ampla representa a superação de diferenças históricas em torno de um projeto comum.
“É o time que entrou em campo para vencer. Pela primeira vez, todas as forças populares se unem já no primeiro turno para enfrentar os desafios deste momento histórico”, declarou.

“A esquerda salvou minha vida”
Representando a segunda suplência, Tamyres Filgueira destacou sua trajetória pessoal e defendeu a ampliação da participação popular na política.
Filha de trabalhadores, ela afirmou que políticas públicas implementadas nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possibilitaram seu acesso ao ensino superior.
“A esquerda salvou a minha vida e pode transformar a vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras”, disse.
Ela também defendeu o fortalecimento da mobilização da militância durante o processo eleitoral.
A pré-candidata ao governo do Estado, Juliana Brizola, afirmou que a aliança representa a união de diferentes forças políticas em torno de um projeto comum para o Rio Grande do Sul. Segundo ela, a composição da chapa demonstra maturidade política diante dos desafios enfrentados pelo Estado.
O pré-candidato a vice-governador, Edegar Pretto, destacou a trajetória política de Paulo Pimenta e afirmou que a chapa reúne importantes lideranças do campo democrático.
Já Manuela d’Ávila afirmou que a consolidação da candidatura fortalece o projeto coletivo da Frente Ampla e defendeu a união das militâncias durante a campanha eleitoral.
Ao final do encontro, as lideranças presentes defenderam a intensificação da mobilização política nos próximos meses em apoio às candidaturas da Frente Ampla para as eleições de outubro.
Segundo os organizadores, a aliança reúne oito partidos e pretende atuar de forma integrada na campanha ao governo do Estado, ao Senado e em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.






