O pedido de abertura de processo na Comissão de Ética da Câmara para investigar a atuação de Fernando Deadpool na fiscalização das UPAs de Gravataí opõe os vereadores do União Brasil, Bombeiro Batista, presidente do partido, e Cláudio Ávila, autor da representação que detalhei hoje em Bomba política em Gravataí: Cláudio Ávila aciona Comissão de Ética que pode cassar Deadpool. Simers faz denúncia por ações nas UPAs; “Vão tentar me calar, prezo por minha segurança”, reage vereador.
– É uma questão pequena para se falar em cassação – disse Bombeiro em ligação ao Seguinte:, no final desta tarde, após receber Deadpool em seu gabinete.
– O vereador pode ter errado na forma de fiscalizar. Talvez estivesse nervoso, já que a esposa está gestante, vai ser pai. De qualquer forma, é uma questão para ser tratada pela Câmara, sem interferência do governo ou do sindicato médico – argumenta, dizendo que ainda não definiu se vai pedir que Ávila retire a representação na Comissão de Ética.
Após falar ao Seguinte:, Bombeiro fez postagem em suas redes sociais, ilustrada por foto ao lado de Deadpool, onde lembra a cassação da prefeita Rita Sanco (PT), iniciada em 2011 com um pedido de impeachment apresentado por Cláudio Ávila, como “um golpe político”.
Reproduzo e, abaixo, sigo.
Sigo eu.
Para se ter uma ideia da diferença de análise, na justificativa da abertura do processo Cláudio Ávila argumenta que “ao agir assim, é óbvio que o parlamentar atua com premeditado intuito de ‘caçar likes’ nas redes sociais. Igualmente, é de público que em suas postagens expõe crianças, com motivação de promoção pessoal, contendo verdadeira atuação artísticas, com poses cênicas e dissimulações”.
Ávila acrescenta ainda que “diante disso, está caracterizado, sem sombra de dúvidas, ofensa ao decoro parlamentar, devendo ser convocado e analisado por essa Casa, especialmente pela Comissão de Ética e Decoro o teor da presente representação”.
Lembrando no documento que “o Vereador já foi advertido verbalmente e formalmente pela presidência no ano de 2021”, Ávila conclui: “Por fim, não há dúvida que os gestores, os profissionais e os demais parlamentares jamais gostariam de ver pessoas sofrendo e até morrendo. Também não se ouvida das atribuições fiscalizatórias do Vereador, entretanto, a forma inadequada, sensacionalista e distante de uma postura responsável, causam danos que devem ser apurados com rigor. Os verdadeiros heróis são os profissionais de saúde e não a sua oportunista fantasia de falso herói”.
Ao fim, Bombeiro tenta ‘salvar’ Deadpool, e mantê-lo no União Brasil, também pensando em sua já anunciada candidatura à Prefeitura em 2024. O vereador ganhou uma carta de desfiliação, como reportei em Vereador Cláudio Ávila se filia ao União Brasil e Bombeiro é convidado para concorrer a prefeito de Gravataí; Deadpool ganha desfiliação, mas ainda não apresentou ainda à Justiça Eleitoral.
E, inegável parece, Bombeiro também age como ‘bombeiro’ por autopreservação. Como vereador, fiscaliza UPAs e posta críticas, assim como Deadpool. Talvez não queira arriscar ser o próximo.
O que fará o polêmico e imprevisível Ávila?
Em sua última manifestação, assim comentou o vereador no Seguinte:, abaixo do artigo Bomba política em Gravataí: Cláudio Ávila aciona Comissão de Ética que pode cassar Deadpool. Simers faz denúncia por ações nas UPAs; “Vão tentar me calar, prezo por minha segurança”, reage vereador.