opinião

Peixe troca Dimas pelo governo Marco Alba; o motorista e o jardineiro

Alex Peixe assina ficha ao lado do presidente do PTB, Luciano Oliveira, em reunião na noite desta sexta no Hotel Radar

Aconteceu há minutos a grande surpresa – e jogada política – da janela de troca partidária que encerra neste sábado: após dois mandatos na oposição, Alex Peixe se filiou ao PTB e agora faz parte da base do governo Marco Alba (MDB).

– Quero ajudar o governo, principalmente neste momento difícil para todos com o coronavírus – confirmou o vereador, cujo reduto eleitoral é a Águas Claras e a ‘Grande Morada do Vale’.

Pragmático, Peixe fez os cálculos e percebeu a dificuldade de eleição pelo Solidariedade, sigla que não existia em Gravataí e tentou montar para integrar a coligação do candidato de oposição Dimas Costa (PSD).

Nesta tarde, Dimas, o também vereador Evandro Soares (DEM), número 1 para ser o vice, e o ex-vereador e presidente estadual do PV foram até a casa de Peixe tentando convencê-lo a concorrer pelos verdes.

Não que mudasse algo, mas um erro: Peixe e o pai, Carlinhos Medeiros, que foi vereador também pelo PTB, tem uma conta do passado que creditam a Márcio: quando Carlinhos sofreu um grave acidente o mandato foi assumido por Róbinson Luis, do PV, e o suplente não manteve os CCs do titular no gabinete.

Pontos para Luciano Oliveira, que em 20 dias na presidência do partido recuperou uma cadeira na Câmara, após a saída de Jô da Farmácia – que se filia amanhã ao PSD de Dimas – e conduziu o PTB de volta para os cargos na Prefeitura e para a base de apoio do candidato do governo para disputar a Prefeitura em 2020.

– O Peixe é uma grande liderança popular e com larga experiência na Câmara para ajudar a comunidade – comemora o filho de Edir Oliveira, que ao atrair Peixe mostra pensar mais no partido do que na própria eleição, já que mesmo também candidatos à Câmara abre a janela para um vereador de segundo mandato.

Se, como motorista ou na carona, a guinada de Peixe da oposição para o governo terá perdas ou ganhos junto a seu eleitorado, as urnas dirão – se houver eleição.

Em relação aos antigos aliados, é como aquela história dos três que levantaram do bar, às três da manhã, e cada um reparou que os outros estavam completamente embriagados. São coisas da política, assim agem os políticos!

Ao fim, se com o Solidariedade Peixe tinha um terreno financiado na Lua, agora praticamente assegura a casa própria de mais um mandato aderindo ao governo.

E, Marco Alba, que não foi pescador, mas jardineiro na adolescência, mostra que também é ‘Grande Jardineiro’ da política. Entre a poda e a rega, vai acordar segunda-feira não mais com 11, mas com 14 vereadores em sua base de governo e a segurança de ter as contas aprovadas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade