As compras nos supermercados podem se tornar mais rápidas e práticas, principalmente para os clientes que compram poucos produtos. Desenvolvido pela Perto, de Gravataí, o terminal Self-Checkout possibilita que o próprio usuário faça a checagem de preço e pagamento dos produtos.
A solução, que teve estreia na principal rede gaúcha de supermercados, começa a ser também adotada no interior do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A empresa ZES Supermercados, de Carazinho, instalou terminais em uma das lojas do Supermercados Economia, primeiro a adotar a tecnologia no interior do Rio Grande do Sul.
Conforme o sócio-proprietário Paulo Zanferrari, a ideia é utilizar o self-checkout para facilitar a experiência de compra dos consumidores, uma vez que o cliente que estiver com poucos itens pode agilizar a saída, evitando filas.
— Outro benefício é que os equipamentos ocupam pouco espaço fazendo com que o ambiente da loja seja aproveitado de forma inteligente — segundo Paulo Zanferrari.
Estacionamento
O investimento aumentou os caixas de atendimento de 15 para 18, sem mexer no atendimento convencional que continua com operadoras dispostas a auxiliar o cliente, porém agora com um benefício a mais do autoatendimento.
Nos Self-Checkouts, os consumidores podem pagar com cartão de crédito, débito e de alimentação, e isentar o estacionamento.
Zanferrari diz que o resultado o surpreendeu positivamente.
— O ticket médio tem sido bem elevado e percebemos que as pessoas gostam dessa agilidade. A geração atual aprova esse tipo de tecnologia com mais facilidade, refletindo esta característica também na geração anterior que, gradativamente, aprende a lidar com todo esse progresso — diz.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, a rede Caitá implantou o Self-Checkouts nos supermercados de Concórdia e Joaçaba. Segundo o proprietário, Juliano Zandonai, a inovação faz parte do objetivo da empresa de ser competitiva e trazer soluções para os consumidores para que eles possam se sentir mais confortáveis em ser clientes da rede.
Receptividade
A Perto está concentrando esforços em apresentar o Self-Checkout para diversas redes do Brasil e já percebe uma grande receptividade do mercado, uma vez que a empresa conta com rede própria de serviços em todo o território nacional.
— O Brasil ainda não tinha tanta tradição no autoatendimento em supermercados, mas percebemos que os consumidores gostam da facilidade e as redes que investiram na tecnologia estão muito satisfeitas. Com certeza 2017 reserva ótimos negócios com esta novidade em todo país — afirma a gerente Comercial da Perto, Belques Silveira.