Exatamente sete dias antes de fechar seis meses de obras, a contar da ordem de serviço para início da construção, foi inaugurada nesta quarta (21/12), a quadra poliesportiva do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Meninos e Meninas.
A benfeitoria é um investimento que a fábrica da Pirelli faz em projetos sociais de Gravataí, em parceiria com a prefeitura municipal. Ou seja, em clima de Natal a Pirelli foi o Papai Noel da gurizada.
O Meninos e Meninas fica na Morada do Vale I, junto à Subprefeitura, e o ato de ontem foi carregado de emoção devido à recente perda de um dos meninos que era atendido no SCFV e que morreu vitimado pela violência.
A secretária municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Joice Michels, chegou às lágrimas no seu discurso, assim como a coordenadora do programa, Rosana Araújo Duarte, ficou com a voz embargada na hora dos agradecimentos.
: Rosana (direita), coordenadora do Meninos e Meninas, agradeceu a quadra às autoridades
Investimento
A quadra – própria para futsal, vôlei e basquete – tem iluminação, muros, cercamento, casamatas, redes, goleiras e tabelas. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 115 mil, dinheiro liberado pela fábrica da Pirelli de Gravataí em parceria com a Prefeitura.
Na inauguração, entre muitos secretários, vereadores e lideranças da cidade, os mais entusiasmados eram o prefeito Marco Alba e o diretor da Pirelli no município, Gilberto Rossi Gil.
— Sempre que me chamam assim as pessoas já ficam achando que vem música — brincou o executivo da multinacional ao ser chamado para discursar. É que o mestre de cerimônias se referiu a ele apenas como Gilberto Gil.
A Pirelli ajuda o Meninos e Meninas desde 2012, e destina valores ao projeto através do Fundo Municipal da Criança. Do dinheiro para iniciativas sociais envolvendo crianças e adolescentes, 30% fica para o Fundo, segundo a secretária Joice Michels.
Quadra coberta
O próximo passo envolvendo o Meninos e Meninas é a cobertura da quadra que foi inaugurada sob forte sol. A expectativa está na destinação de novos recursos, pela própria Pirelli, cujos montantes ainda não foram anunciados.
Nos últimos três anos, segundo Gil, já foram cerca de R$ 200 mil liberados pela Pirelli para o Fundo da Criança. No discurso, o diretor comparou a obra ao ciclo de melhoramento PDCA – sigla em inglês de "plan, do, check e action".
— Primeiro a gente planeja, depois executa, em seguida controla e, por fim, ajusta. A construção da quadra seguiu este ciclo que iniciou em 2012 e é o reflexo de uma parceria que deu certo e que vai colaborar para o desenvolvimento ainda mais dessas crianças através do esporte — disse o diretor.
: Parte do grupo de crianças e adolescentes do projeto assistiu à inauguração da quadra
Outro prefeito
O Meninos e Meninas desenvolve várias atividades no turno inverso ao da escola. São, atualmente, 41 menores atendidos, com idades dos 6 aos 15 anos. A meta é atender 48 crianças e adolescentes no SCFV, inaugurado em 30 de março de 2000.
No ato de ontem até um prefeito, eleito entre os colegas, surgiu para, entre brincadeiras, “fazer sombra” para Marco Alba. O prefeito do Meninos e Meninas é Eric Barreto, de 14 anos, aluno do 9º ano na Escola Municipal Alberto Pasqualini.
— É um dia muito importante para todos nós — discursou o mini prefeito de longo cabelos crespos amarrados e de dentro de um terno preto, camisa verde água com gravata preta e sapatos também pretos e mega-brilhantes.
Éric, nervoso, agradeceu aos benfeitores Gilberto Rossi Gil, da Pirelli, e Marco Alba, prefeito de Gravataí, pela concretização da obra. Depois, entregou lembranças, confeccionadas pelos colegas, às autoridades.
: Eric Barreto, prefeito eleito do Meninos e Meninas, agradeceu “aos benfeitores”
Foco nas pessoas
O prefeito Marco Alba fez um longo pronunciamento com ênfase no trabalho que a prefeitura vem realizando de saneamento das finanças públicas, gestão e serviços em benefício da população.
— Esta inauguração resume o foco do nosso governo. As pessoas estão em primeiro lugar.
O chefe do Executivo reforçou:
— O sorriso destas crianças como forma de agradecimento é o motivo de estarmos aqui. É para construirmos uma cidade e um futuro melhor para estes pequenos que trabalhamos fazendo escolhas que coloquem as pessoas acima de qualquer coisa. São a nossa motivação — completou.
: Prefeito Marco Alba destacou que seu mandato tem objetivo de beneficiar as pessoas
O que o Seguinte: viu
– No pátio e corredores do prédio onde funciona o Meninos e Meninas são muitos pneus utilizados na decoração, como floreiras, e até para a prática de exercícios físicos.
– O diretor da fábrica da Pirelli de Gravataí, Gilberto Gil, deu um recado para a gurizada que vai utilizar a nova quadra poliesportiva: — Pratiquem o esporte com respeito. O esporte serve para desenvolver dentro de nós o que vamos fazer na nossa vida!
– A Pirelli participa da vida de crianças e adolescente de Gravataí também através de outras ações como a distribuição de kits com material escolar, assistência odontológica e o custeio de passeios de lazer ou pedagógicos.
: Pose para a posteridade: Meninos e Meninas com autoridades presentes na inauguração da quadra
– Com um sol escaldante de mais de 30 graus na tarde de ontem, foi providencial e estratégica a sombra de eucaliptos de um terreno ao lado da quadra inaugurada. Serviu para abrigar as autoridades que participaram da inauguração.
– Muitos copinhos de água mineral e garrafas com água gelada foram distribuídos para autoridades, público e as crianças e adolescentes do Meninos e Meninas para amenizar o calorão.
– O Meninos e Meninas trabalha diversos temas durante todo o ano com as crianças atendidas. Neste ano o tema central foi “Poderes”, em razão das eleições. Além disso, promove oficinas de artes, teatro, informática, capoeira e música, entre outras.
– Tatiane Barreto, que estava sendo chamada de “primeira mãe”, não parou um instante desde que o filho-prefeito Eric foi chamado para discursar. Com o celular, fotografou o "rebento" nos mais diversos ângulos.
: A “primeira mãe” Tatiane Barreto fez fotos do filho-prefeito Eric, de todos os ângulos
– A bênção às novas instalações esportivas foi do padre Lucas Mendes, vice-reitor do Seminário São José, de Gravataí. Paramentado à caráter, com uma batina preta, usava uma sandália com tiras de couro ao estilo dos freis franciscanos.
– Padre Lucas brincou com o público, especialmente as crianças, ao ser anunciado: — Esse aqui é o padre, viu gurizada? Não fiquem achando que é o batman só porque estou de preto!
: Padre Lucas Mendes, vice-reitor do Seminário São José, abençoou as novas instalações esportivas
– Ele citou a Madre Teresa de Calcutá e uma resposta que ela deu quando lhe perguntaram sobre o que deveria ser feito para promover a paz no mundo: — Vai para casa e ama tua família!