Assim que divulguei nesta manhã o vídeo sobre o drive thru promovido pela Prefeitura de Cachoeirinha para vacinação contra COVID-19, leitores começaram a me enviar prints e questionar o motivo de Saulo Lorenzi Breier ter sido imunizado aos 29 anos.
Morador de Gravataí e candidato a vereador pelo PSOL em 2020, quando recebeu 81 votos, o professor é o filho do prefeito de Cachoeirinha Miki Breier e de Anabel Lorenzi, ex-vereadora e terceira colocada como candidata à prefeita na última eleição.
Fui buscar a informação oficial.
Antes, siga o post de Saulo que provocou a ‘polêmica’ no Grande Tribunal das Redes Sociais.
“…
Hoje foi minha vez… primeira dose da vacina realizada!
Juliano Paz, secretário da saúde de Cachoeirinha, e Gisele Cristina Tertuliano, coordenadora da vigilância epidemiológica, comigo na foto representando toda uma rede de pessoas profissionais dedicadas a imunização nesse agora.
Gratidão aos pesquisadores, à ciência e à coletividade humana pra salvação!
Amamos o SUS! Defenda o SUS! Mais vacinas, menos armas!
#forabolsonaro #vivaosus #vacinaja
…”
Sigo eu.
Nos comentários do post, que teve as curtidas com coraçãozinho do pai e da mãe, Miki comemorou escrevendo “maravilha!” e, para uma internauta que questionou “é o filho do prefeito né?”, Saulo respondeu “Isso. Professor de Educação Física”, e a primeira-dama Vanessa Morais acrescentou: “Ficou na ordem do drive thru. Exemplo e respeito ao poder público sempre!”.
Em áudio pelo WhatsApp, Miki respondeu ao Seguinte: nesta manhã.
– Bom dia, certamente alguns vão dizer que é porque é filho do prefeito, mas nem os outros filhos, nem a esposa foram vacinados. O Saulo é formado em Educação Física e trabalha na rede municipal e desde a quinta passada já está liberada vacinação para os educadores físicos. Ele foi lá com a documentação necessária e foi vacinado.
O secretário da Saúde Juliano Paz também explicou, por mensagem:
“…
A Resolução atual prevê que atinjamos 100% dos Profissionais de Saúde. A Resolução 287, de 1998, (leia clicando aqui) dispõe as categorias que se enquadram entre estes profissionais.
Os Educadores Físicos, profissão do Professor Saulo, estão enquadrados nesta resolução.
Como ele é Educador Físico concursado em Cachoeirinha, é aqui que pode vacinar-se. Os profissionais de saúde têm a vacina no município de vínculo com a função.
Cabe estabelecer outra diferença: os profissionais da Saúde são aqueles dispostos na Resolução que citei acima, cuja formação é inerente ou de interesse da Saúde. Esta é a regra para vacinar, por exemplo, os Assistentes Sociais e Psicólogos da área da Assistência Social.
E os trabalhadores da Saúde são os que atuam nos serviços de saúde (que são os que têm CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Esta é a regra para vacinar, por exemplo, os balconistas de farmácias e os administrativos da Secretaria da Saúde.
…”
Ao fim, é possível questionar os critérios nacionais, mas Saulo foi vacinado porque está dentro do grupo alvo da vez, assim como estavam funcionários da clínica do vice-prefeito de Gravataí, e tratei em Por que clínica do vice-prefeito foi vacinada em Gravataí; Sem ’fura fila’.
Assista ao vídeo do drive-thru
LEIA TAMBÉM
Nossa tragédia ’deu no New York Times’, Alices; Não chame o síndico!
Gravataí e Cachoeirinha: comércio pode reabrir segunda; As mensagens da diarista que se foi
6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha