O prefeito Marco Alba entregou nesta manhã as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Neópolis.
– A Saúde é uma das áreas em que a Prefeitura mais investe. São 23% do orçamento, muito mais dos que os 15% definidos por lei. De 2013 a 2018, foram investidos R$ 916 milhões.
O local teve a estrutura duplicada de tamanho, passando a ter 367 metros quadrados. Ao todo, são dez salas, sendo que destas, seis são consultórios. Sem nunca ter interrompido o atendimento à comunidade, a USF Neópolis passa a ter também serviço odontológico, cercamento com gradil de concreto e pavimentação de acesso com acessibilidade.
Moradora há cerca de 30 anos da região, Estelita Silva, 74 anos, estava encantada com a nova instalação da USF.
– Aqui a gente sempre foi muito bem tratado e mesmo com a obra, o pessoal sempre nos atendia. Agora, até dentista vamos ter aqui. Que coisa bem boa. A gente sempre contou com o posto, agora, vamos poder contar ainda mais.
– Conseguimos aqui superar todas as dificuldades, inclusive com paralisação de obra por mais de uma vez, e entregamos agora um equipamento público que respeita a comunidade, oferecendo um atendimento ainda melhor – acrescentou o prefeito.
Ele agradeceu a resiliência dos funcionários da USF Neópolis que trabalharam mesmo com obra, com adversidade.
– Nosso desafio diário é não desistir daquilo que devemos fazer de melhor, que é cuidar das pessoas.
O secretário da Saúde Jean Torman lembrou que mesmo com poeira, barulhos, condições que muitas vezes não eram as ideais, as equipes de saúde da família e todos os colaboradores do local sempre deram a atenção necessária à comunidade.
– O que estamos inaugurando hoje é algo que qualifica ainda mais o trabalho técnico de atendimento.
Ele ainda falou sobre a preocupação na informatização da saúde do município, inclusive com a implantação de tabletes que serão utilizados pelas equipes de Saúde da Família.
– Isso tudo é para que não tenhamos pessoas que precisem ser atendidas na urgência seja da UPA, seja do hospital, porque faltou atendimento na atenção básica ou na prevenção.
Aumento nos atendimentos
As equipes de saúde da família da USF Neópolis foram ampliadas de duas para três, tendo sob sua responsabilidade o atendimento total de 10,5 mil pessoas. Além disso, o local agora terá uma equipe de saúde bucal. Além da estrutura física foram comprados novos mobiliários.
A coordenadora da unidade, Gisele Espíndola agradeceu o empenho de todos em "fazer a diferença na comunidade".
O horário de atendimento da USF Neópolis é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, e os vereadores Fábio Ávila, Nadir Rocha, Neri Facin, Paulinho da Farmácia e Roberto Andrade.Além deles, o ex-deputado federal Jones Martins e os secretários municipais da Família, Cidadania e Assistência Social Tanrac Saldanha e de Serviços Urbanos Francisco Pinho.
ESTRUTURA
– Consultórios médicos (6)
– Consultório odontológico (1)
– Sala agentes comunitários
– Sala de vacinas
– Sala de triagem
– Sala de inalação
– Sala curativos
– Expurgo
-Banheiros adaptados (3)
– Refeitório
– Vestiários masculino e feminino
– Almoxarifado