HOMENAGEM

De mágico e palhaço a símbolo comunitário: Silmo Borges dá nome a praça em Gravataí; proposta foi do neto vereador

A Prefeitura de Gravataí realizou, na terça-feira (3), o ato simbólico de nomeação da praça localizada na Rua Vinte de Setembro, nº 1978, no bairro Barnabé. O espaço passa a se chamar oficialmente Praça Silmo Borges, em homenagem ao morador que marcou a história da comunidade por sua atuação social, política e artística.

Voltada ao lazer e à convivência dos moradores, a praça conta com playground, pista de caminhada, quadra com cancha de areia, iluminação e estrutura acessível.

A homenagem reconhece a trajetória de Silmo Borges, lembrado pela dedicação às causas comunitárias e pelo envolvimento com os moradores do bairro Barnabé. Na vida pública, ele concorreu ao cargo de vereador em 1982, quando ficou como primeiro suplente. Também ganhou notoriedade no cenário artístico local como Mágico Shazam e participou de apresentações circenses ao longo da carreira.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o significado de valorizar personalidades que contribuíram diretamente para a construção da história da cidade.

“A nomeação da praça representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pelo compromisso com as pessoas e com a comunidade. É uma forma de preservar a memória de quem ajudou a construir a história da nossa cidade”, afirmou.

Segundo o prefeito, homenagens a moradores que tiveram relevância na vida da população fortalecem o sentimento de pertencimento da comunidade.

O secretário municipal de Infraestrutura, Eduardo Muller, também ressaltou a importância da homenagem.

“Foi uma grande pessoa, um grande cidadão, que muito fez por esta comunidade”, declarou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Dilamar Soares, relembrou a atuação de Silmo Borges nas escolas do município, onde realizava apresentações gratuitas como o palhaço Bengala e o Mágico Shazam.

“Quis o destino que o neto, que não conheceu o avô, se tornasse vereador, apresentasse um projeto para nominar esta praça e, com a aprovação do projeto pelo prefeito Zaffa, estejamos hoje perpetuando a imagem de Silmo”, destacou.

Autor da proposta, o vereador Hiago Pacheco, neto do homenageado e representante da região, emocionou-se ao falar sobre o reconhecimento.

“Hoje, não é só uma placa que estamos colocando aqui, mas sim eternizando o nome de Silmo Borges, meu avô”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, Silmo Borges faz parte da história do bairro Barnabé e deixou um legado que permanece vivo na memória dos moradores.

A solenidade reuniu familiares, moradores, secretários municipais, servidores públicos e o assessor especial do Governo do Estado, Dimas Costa.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade