O prefeito Marco Alba deu início nesta quarta às obras do novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Moradas. Com investimentos na ordem de R$ 375 mil e previsão de conclusão em até 180 dias, o novo Centro será edificado na Rua Alfeu Letti, ao lado da igreja católica Imaculada Conceição e próximo à subprefeitura das Moradas do Vale. O espaço terá 165 m² e previsão de mil atendimentos mensais.
– Cuidar das pessoas sempre foi o mais importante em nosso governo, e o novo CRAS Moradas traduz esse comprometimento, já que vem proporcionar inúmeros serviços na área social que impactam diretamente no resgate e na melhoria de vida daqueles que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social – disse o prefeito, observando que o trabalho realizado pelo CRAS também resulta na diminuição da violência e da criminalidade.
Atualmente Gravataí conta com os CRAS Centro, Barnabé, São Judas Tadeu, Barro Vermelho, além de um Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), que atendem mensalmente cerca de cinco mil famílias. Os locais são unidades de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nas suas respectivas regiões e territórios de abrangência.
Neles são oferecidos serviços de acolhida, com escuta feita por assistentes sociais e psicólogos; acompanhamento e assistência familiar de forma grupal ou individual, além de oficinas integrativas, através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os CRAS também são portas de entrada para o Cadastro Único, utilizado na concessão de benefícios sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
– Podem ter certeza de que este CRAS irá acolher e mudar a vida de muita gente – disse o deputado federal Jones Martins, apontando benefícios que a Prefeitura terá com um prédio próprio, equipado com a infraestrutura adequada para oferecer os serviços e também ampliar os atendimentos.
Já o secretário da Família, Cidadania e Assistência Social, Tanrac Saldanha, explicou que a maior parte dos atendimentos realizados no CRAS Barnabé é de pessoas das Moradas do Vale.
– Sem dúvida, iremos aproximar o serviço daqueles que mais precisam.
– Com grande alegria iniciamos esse empreendimento tão importante e necessário na nossa região – disse o vice-prefeito Áureo Tedesco, morador da Morada do Vale.
Quem também estava radiante com o anúncio das obras do CRAS Moradas era a aposentada Adillis Locateli. Voluntária em trabalhos sociais, ela auxilia jovens envolvidos com o tráfico a encontrarem uma alternativa de vida, através dos serviços do CRAS.
– Hoje, preciso levá-los até o CRAS Barnabé, que fica bastante distante e isso acaba sendo até um empecilho para a reinserção social. Tendo um Centro aqui na Morada do Vale vai facilitar muito, poderemos ajudar ainda mais pessoas a mudarem de vida.
As obras de construção iniciaram já nesta quarta-feira.