Sônia Piumato, fundadora da ONG Bichos e Amigos, morreu aos 52 anos, vítima de um câncer diagnosticado há quatro anos.
Representantes de ONGs e ativistas da causa animal participaram de sua despedida no Cemitério São João. Outros prestaram homenagens pelas redes sociais.
– Batalhadora incansável pela causa animal. Todos nós perdemos não só a protetora, mas uma amiga – lamentou Luiz Santana, do Projeto Bicho de Rua.
– Sônia nunca pediu nada, tão pouco era adepta de fotos das ações pelos animais que socorria. Uma das raras pessoas da proteção animal que trabalhava com total idoneidade e responsabilidade pelos animais que mantinha sob sua guarda – pontuou Fernando Schell Pereira, diretor do Princípio Animal.
Dirigentes da ONG Gatos e Amigos, PATA e Vanguarda Abolicionista emitiram notas de pesar.
Sônia Piumato fundou a ONG Bichos e Amigos – Associação de Proteção e Defesa da Vida Animal em 2002, em Gravataí. Depois de três anos, comprou um sítio em Viamão, onde mantinha cerca de cem animais, entre cachorros e gatos. Sônia foi pioneira na promoção de brechós em prol dos animais, que realizou em espaços locados e em sua casa na zona Norte de Porto Alegre.
Todos pelos bichos
Ao mencionar a trajetória de Sônia, nota da ONG Bichos e Amigos destaca que será necessária uma mobilização coletiva para dar a melhor destinação possível aos animais, uma de suas paixões e preocupações.
Os interessados em contribuir para manutenção dos animais, podem depositar qualquer quantia na conta 39081131.0-1, agência 0843, Banrisul.
Para mais informações sobre como ajudar acesse http://www.bichoseamigos.org.br/
: Sônia fundou a Bichos e Amigos em Gravataí e mantinha cem animais em um sítio em Viamão