O governo divulgou há minutos realease no site oficial da Prefeitura sobre o fim da greve dos professores e a abertura de negociações com sindicatos.
Siga na íntegra.
“(…)
O prefeito Marco Alba se manifestou sobre o fim da greve dos professores municipais, definido em assembleia.
– Este foi um gesto responsável e significativo tomado pela categoria, já que parou de punir pais e alunos da nossa rede, que não são responsáveis pela situação que se encontra o Ipag Saúde.
Marco Alba reforçou a posição manifestada pelo líder do governo na Câmara de Vereadores, Alex Tavares (MDB), na sessão desta terça-feira, 2, condicionando a retomada do diálogo com representantes do sindicato somente após o fim da greve.
– Estamos abertos para ouvir os dois sindicatos e os servidores de um modo geral. Queremos construir uma solução para a assistência à saúde de todos os servidores de forma sustentável e que não onere os cofres públicos.
À pedido do Governo, o Projeto de Lei 19/2019, em que a Prefeitura retira a sua parte da contribuição, que é de 4,5%, segue nas comissões da Câmara de Vereadores nas próximas três semanas, tempo razoável para que se faça o debate do assunto.
O Ipag Saúde é usado por 2.948 servidores do total de um 5.631, ou seja, pouco mais da metade.
Além de ofício endereçado aos dois sindicatos de servidores do município, o prefeito também vai chamar servidores não sindicalizados para uma conversação ampla.
– Queremos construir uma concertação a partir das posições de ambos os lados, que seja feita com todos os envolvidos e se possível com a população.
As reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG) e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Gravataí (STPMG), serão marcadas para os dias 10 e 11, respectivamente.
As 17 escolas que nesta quarta ainda se mantinham paralisadas e as 21 que estavam atendendo parcialmente retornam nesta quinta, 4, ao funcionamento normal. A recuperação dos dias letivos será tratada pela secretaria com as escolas.
(…)”
LEIA TAMBÉM