Um projeto enviado pelo prefeito Marco Alba (PMDB) para a Câmara de Vereadores vai facilitar a regularização das moradias de mutuários das Cohabs.
A isenção do ITBI, o imposto sobre transmissão de bens imóveis, pode beneficiar 942 famílias de Gravataí que ainda não tem a propriedade legal de suas moradias.
– São pessoas, a maioria de baixa renda, que terão a posse definitiva de suas casas – observou há pouco ao Seguinte: o prefeito que, após um processo de 14 anos, em uma liquidação feita entre 2007 e 2010, assinou a extinção da Cohab no período em que foi secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano da governadora Yeda Crusius (PSDB).
– A expectativa é que pelos menos 600 moradores busquem a regularização – calcula o secretário da Fazenda Davi Severgnini, que calcula em R$ 70 mil o imposto de deixará de entrar nos cofres da Prefeitura.
Após a aprovação pela Câmara, a nova secretaria de Projetos Especiais, Habitação e Saneamento vai fazer um trabalho de informação e regularização junto aos mutuários.