A Prefeitura autorizou a cessão de área pública à Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Resíduos Sólidos (ACRER), objetivando o uso gratuito do imóvel onde a mesma está instalada em Cachoeirinha. O contrato de cedência foi assinado pelo prefeito Cristian Wasem e a presidente da cooperativa, Andreia Ribeiro Piagette.
A cedência foi regulamentada através da Lei N° 4829, de 14 de junho de 2022, publicada na Edição do Diário Oficial do Município do dia 21 de junho. Atualmente, 20 famílias trabalham no local com a reciclagem de resíduos sólidos. A cessão da área terá a duração de dez anos, podendo ser renovada por igual período, havendo interesse das partes.
De acordo com a Lei N° 4829, a área cedida destina-se a dar continuidade no trabalho desenvolvido pela ACRER, gerando trabalho e renda aos associados da Cooperativa. A partir da emissão na posse, a cooperativa assume plena responsabilidade pela proteção e guarda do bem cedido.
Para o prefeito, este é o primeiro passo para iniciar o processo de regularização ambiental:
– Destaco o papel importante da ACRER em nosso município, que além da geração de emprego e renda, promove outros benefícios, tais como a preservação ambiental, redução da poluição e da contaminação, e a economia de energia.