A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS), formou a segunda turma de Tecnologias de Automação e Robótica 4.0, na última quarta-feira. Na ocasião, 12 alunos concluíram o primeiro ciclo de capacitação do ano.
O curso representa um marco significativo no contexto do programa de políticas públicas Usina de Talentos, desenvolvido pela Smict. O objetivo do projeto é oferecer cursos de iniciação profissional a jovens e adultos entre 20 e 50 anos, com ensino médio completo e residência no Município de Gravataí.
A meta é integrá-los ao ambiente industrial, especialmente no segmento da Indústria 4.0, por meio de uma parceria estratégica com o Senai.
Ao longo do curso, a abordagem prática foi enfatizada por meio do uso do laboratório maker, um espaço dedicado à aprendizagem e desenvolvimento, onde a teoria se materializa em prática tangível. Os alunos foram imersos nos conceitos da Indústria 4.0, conhecida como a “Quarta Revolução Industrial”, que abraça a automação e robótica 4.0 como fundamentais para a transformação industrial.
A secretária Selma Fraga parabenizou os alunos e o time de professores do Senai pela formação de mais uma turma.
– Estou feliz e grata por contribuir com a formação de profissionais cada vez mais capacitados em suas competências e habilidades, características que qualificam o Senai em suas formações. Durante este período, os professores foram excepcionais, demonstrando domínio dos temas e sempre motivados a esclarecer dúvidas e a nos incentivar a explorar além do conteúdo apresentado – explica.
De acordo com a diretora de operações do Senai Gravataí e Cachoeirinha Suzana Sartori, essa capacitação possibilita que os novos profissionais adquiram um conhecimento que auxiliará nos desafios e necessidades que o mercado de trabalho exige dos candidatos.
– A nossa parceria com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Smict, tem como objetivo introduzir conhecimentos básicos com inovação tecnológica. Dentre os conhecimentos e capacidades podemos mencionar programação Arduino, fundamentos da física aplicados à robótica, entre outros. Parabenizamos esses formandos e desejamos um futuro repleto de realizações e contribuições significativas para o setor industrial – disse.
Novas oportunidades
Aos 24 anos, Aline Guerreiro Nascimento conta que o curso foi uma porta de entrada para o mundo da automação e robótica 4.0
– A carga horária do curso é adequada e, com atividades intensas, proporcionaram uma imersão eficaz, permitindo assimilar conceitos fundamentais de forma prática. Essa abordagem ágil não apenas otimizou meu tempo, mas também consolidou um conjunto robusto de habilidades na área – conta.
Ela também afirma que integrar o curso ao currículo significa não apenas adicionar uma qualificação, mas ressaltar a capacidade de absorver conhecimento de maneira eficiente e aplicá-lo de forma impactante no cenário profissional.
Os alunos formandos que se destacaram nessa etapa de seu percurso acadêmico foram: Alexandre Da Silva Brito, Aline Guerreiro Do Nascimento, Bianca Caroliny Silva Dos Santos, Daniel Felipe Kersch Appel, Diego Costa Bittencourt, Éberton Kleinkauf Dos Santos, Elvio Amorim Testa, Fernando Medeiros De Souza, Henrique Morbene De Oliveira, Lucas Scheffer Morano, Maria Eduarda Silva De Oliveira e Wagner Diego Da Silva.
Os instrutores que conduziram essa turma foram: Cassiano de Medeiros, Nelson Manoel de Moura Quevedo e Luciane da Conceição.