A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), firmou parceria com o Hospital Moinhos de Vento para ampliar a atuação de médicos residentes na rede municipal de saúde. O ato se deu por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que visa ao fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade do SUS.
Conforme o secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, o município já conta com centenas de estagiários que realizam atividades curriculares na área, o que torna a cidade um verdadeiro polo de extensão no ensino.
– Viabilizar a atuação de residentes médicos vem ao encontro desta realidade, podendo proporcionar ainda mais benefícios no atendimento da nossa população – completa.
Além de médicos residentes, também está prevista a atuação de estagiários e de profissionais de saúde da instituição para qualificar a rede de saúde gravataiense.
– Falar de saúde é falar, também, de educação. A primeira não existe sem a outra. Educação é um dos pilares da nossa instituição. Com essa parceria com os municípios, estamos reforçando nossa atuação SUS, que já existe por meio do PROADI. Atualmente, são 37 projetos em andamento – disse o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.
Uma das principais idealizadoras da Faculdade, criada em 2018, a Superintendente Assistencial e Educação, Vania Röhsig, vê o convênio como uma forma de capacitar profissionais.
– Nossa trajetória conjuga assistência, educação e pesquisa culminou na abertura da Faculdade Moinhos de Vento que, neste ano, forma a primeira turma de graduação em Enfermagem. Estamos nos aproximando cada vez mais, por meio da educação, da pesquisa e dos projetos do Proadi-SUS, das comunidades da 10ª região de Saúde do Estado – descreve.
Para o vice-governador Gabriel Souza, que participou do ato, é impossível dissociar a saúde de pesquisa e ensino.
– Temos muito orgulho de termos um dos hospitais de excelência mundial em nosso Estado, que traz brasileiros de outros estados e até estrangeiros para buscar tratamento aqui. E, hoje, esse hospital dá mais um passo em benefício da comunidade, assinando convênios que permitem que os profissionais estejam cada vez mais inseridos na realidade da saúde pública – disse.
Com nova sede, inaugurada em 2022, no Shopping Total, a Faculdade conta com 2,6 mil m² de infraestrutura moderna. São dez salas de aula inovadoras, ambientes de simulação e a reprodução de um hospital, realidade virtual e aumentada, robôs e outras tecnologias, além de laboratórios de habilidades, anatomia, microscopia, morfofuncional e multidisciplinar. O espaço também possui biblioteca e áreas de convivência.
Atualmente, a Faculdade oferta cursos de Graduação, Pós-Graduação, Escola Técnica, Residência Médica, Fellowship, Preceptorship e Cursos de Extensão.
Parcerias da Prefeitura
A Prefeitura de Gravataí tem investido na parceria com instituições de ensino superior para disponibilizar e ampliar a oferta de atendimentos e atividades em saúde. No último mês, a Prefeitura inaugurou o Ambulatório de Saúde da Mulher, serviço especializado para o público feminino.
Localizado no Centro Municipal de Saúde (SMS), o espaço recebeu o reforço de cinco médicas residentes nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, ação realizada em parceria com a Unisinos. A iniciativa permitiu a ampliação e a qualificação do serviço no CMS, além do apoio especializado à Atenção Primária em Saúde, em casos específicos.
Além disso, a Prefeitura mantém parcerias com a Ulbra em atividades junto à SMS ao longo do ano. Assim, campanhas de promoção à saúde e a disponibilização de espaços da universidade para seminários e capacitações envolvendo a secretaria são importantes ações promovidas conjuntamente para o bem-estar da população em geral.