Em busca de inibir as aglomerações nos coletivos, a Prefeitura de Gravataí segue realizando a fiscalização do transporte coletivo urbano, conhecido popularmente por branquinhos. O intuito da fiscalização é garantir que as determinações dos decretos estadual e municipal sigam sendo rigorosamente cumpridas no transporte coletivo.
Durante as abordagens, que ocorrem nos horários de maior circulação de pessoas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h e das 17h às 18h30, os fiscais verificam se a higienização dos coletivos está correta, se há circulação de ar por meio das janelas abertas e, principalmente, se a capacidade máxima de passageiros, que é de 50% da lotação total, está sendo observada.
Atualmente, os coletivos podem circular de acordo com a capacidade máxima de assentos. Conforme a Semurb, em caso de irregularidade, a concessionária será notificada, o que não ocorreu até o presente momento.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, lembra que a fiscalização dos coletivos intermunicipais é de responsabilidade da Federação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metrolan).
– Até o momento, não foi encontrada nenhuma irregularidade nos coletivos. Os fiscais de trânsito têm trabalhado, diariamente, para garantir que todos os coletivos municipais estejam operando em conformidade com o decreto municipal – diz.