A Prefeitura de Cachoeirinha realizou nesta sexta-feira uma operação integrada entre as secretarias municipais de Habitação, Planejamento, Segurança e Mobilidade, após a descoberta de que uma Área de Preservação Permanente (APP), junto ao Arroio Sapucaia, era utilizada para descarte de lixo e de carros.
Na tarde da quinta, ao atender uma solicitação do Ministério Público sobre a ocupação irregular de APP, servidores da Habitação descobriram que o local era usado para o descarte de lixo e de carros. Ao menos 14 veículos foram encontrados atrás de toneladas de lixo.
– São carros sucateados com potencial poluidor. O delegado André Anicet, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Cachoeirinha já esteve no local e vai abrir inquérito para apurar possível crime ambiental – informou o secretário de Segurança, Marco Barbosa.
A Guarda de Trânsito catalogou os chassis e removeu os carros para o Detran.
O trabalho, que seguiu até a noite, teveo apoio da Guarda Municipal e da Fiscalização Ambiental.
O prefeito Cristian Wasem lembrou que todos os esforços estão sendo feitos para que o município cumpra com as determinações judiciais e para que avance na fiscalização dos pontos de descarte irregular de lixo.
A secretária de Habitação, Neka Fagundes, diz que 22 famílias precisam ser remanejadas do local e que os trâmites legais para que isso ocorra estão sendo adotados.