CRISE CLIMÁTICA

Prefeitura de Canoas projeta concluir dique do Mato Grande até 2027; entenda

A Prefeitura de Canoas iniciou na sexta-feira (22) a demolição de imóveis localizados na área de intervenção das obras do dique Araçá, no bairro Mato Grande.

A etapa é considerada estratégica para a continuidade do projeto de proteção contra cheias no município. Ao todo, 45 casas construídas na Rua da Mata serão demolidas para permitir o avanço das obras de reforço da estrutura de contenção.

Segundo a Prefeitura, a medida integra o conjunto de ações voltadas à ampliação da segurança em regiões vulneráveis a alagamentos e enchentes, com o objetivo de reduzir riscos e proteger milhares de famílias.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a obra do dique Araçá já ultrapassou 48% de execução.

“A obra já avançou até o ponto da Avenida Irineu Carvalho de Braga, do lado leste da cidade. A retirada das casas é fundamental para que a obra tenha continuidade, sem que seu cronograma seja interrompido, para entregarmos dentro do prazo estabelecido, que é o ano de 2027”, afirmou.

Com a remoção dos imóveis, a Prefeitura pretende liberar a área necessária para dar sequência às intervenções estruturais do dique, considerado uma das principais obras de proteção contra enchentes em andamento no município após os impactos das cheias históricas registradas no Rio Grande do Sul.

Famílias recebem apoio habitacional

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, afirmou que as famílias atingidas pelas remoções foram incluídas em programas de assistência habitacional e social.

Parte dos moradores foi contemplada pelo Programa Compra Assistida, que permite a aquisição de uma nova moradia em local regularizado e seguro.

Já as famílias que ainda permanecem na área e aguardam a conclusão dos processos de reassentamento receberão aluguel social de R$ 1 mil durante o período de transição.

“Estamos realizando a demolição e limpeza de todas as unidades habitacionais desabitadas, onde viviam pessoas que já foram contempladas no Compra Assistida. Aqueles que ainda permanecem no local receberão o aluguel social no valor de R$ 1 mil até serem contemplados em um novo programa habitacional do município. Ninguém ficará desassistido na cidade”, explicou.

O dique Araçá faz parte das obras estruturantes planejadas por Canoas para ampliar a proteção contra enchentes e eventos climáticos extremos.

A expectativa da administração municipal é concluir as intervenções até 2027, reforçando o sistema de contenção em uma das regiões mais atingidas por alagamentos no município.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade