SAÚDE

Prefeitura investe em políticas públicas de saúde à mulher durante o ano inteiro em Gravataí

Março é lembrado como um mês de intensificação de atividades voltadas às mulheres, em especial com o Março Lilás, campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer do colo do útero. Nesta época, coleta de preventivo, solicitação de mamografias e testes rápidos ocorrem semanalmente em unidades de saúde municipais.

Para além dessas ações mensais, a Prefeitura de Gravataí tem investido, de forma permanente, em políticas de saúde de incentivo ao cuidado e ao bem-estar do público feminino.

Entre elas, destaca-se a Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo, iniciativa que visa a garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos com a finalidade de qualificar a disponibilização dos medicamentos no âmbito municipal.

No ano passado, mais de 1,4 mil mulheres foram atendidas em Gravataí. Entre os serviços promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estão a inserção de implantes contraceptivos subcutâneos e de dispositivos intra uterino (DIU) hormonal, tecnologias ainda incipientes no SUS, mas fornecidas pelo sistema público de saúde de Gravataí. 

– Do ponto de vista social, é extremamente importante uma política pública nesse sentido. Representa um avanço muito grande de saúde à população – destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Desta maneira, as ações de incorporação dos métodos contraceptivos permitiram o acesso a mais pessoas, especialmente aquelas em vulnerabilidade social. 

Além disso, o município fornece o DIU de cobre, opção para mulheres que desejam contracepção reversível, de alta eficácia, longa duração e livre de hormônios, explica a coordenadora da Promoção em Saúde da SMS, Amanda Dipp.

De acordo com a enfermeira, a orientação sobre métodos contraceptivos e oferta de DIU pode ser feita a qualquer momento da vida reprodutiva da mulher, por ocasião do contato do profissional com a paciente, em consulta clínica, grupos educativos, atividades preventivas ou visita domiciliar, intermediada ou não pelo uso de materiais informativos.

A recomendação do DIU de cobre é feita por meio de consulta médica e de enfermagem nas unidades de saúde, que encaminham ao Centro Municipal de Saúde (CMS), onde é realizado o procedimento. Em 2023, ao menos 32 inserções já foram realizadas no centro especializado, e outras 64 pacientes já estão com agendamento marcado. Em média, o período entre o encaminhamento e a colocação do DIU de cobre é de 45 dias. 


Outros métodos contraceptivos


Além disso, o município também fornece outros métodos contraceptivos à população. Entre eles, preservativos masculino e feminino – disponíveis em toda a rede municipal de saúde – e minipílulas e pílula anticoncepcional de emergência (AHE), disponibilizadas pela Farmácia Municipal.

Gravataí também oferta hormônio injetável mensal ou trimestral, laqueadura tubária e anticoncepcional oral combinado (AOC).

Assim, milhares de munícipes têm acesso aos anticoncepcionais.


Ambulatório de Saúde da Mulher


No início deste mês, o prefeito Luiz Zaffalon inaugurou o Ambulatório de Saúde da Mulher, mais um serviço especializado que qualificará o atendimento médico para o público feminino. Localizado no CMS, o espaço recebeu o reforço de cinco médicas residentes nas especialidades de ginecologia e obstetrícia.

A iniciativa permitirá a ampliação do serviço no CMS, além do apoio especializado à Atenção Primária em Saúde, em casos específicos.

– Esse é mais um trabalho do governo em prol da saúde da mulher, a exemplo das diversas iniciativas que são promovidas ao longo do Março Lilás. Por meio do Programa Avança Atenção Especializada, melhoramos e aumentamos o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades da nossa população – salienta o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade