TECNOLOGIA

Gravataí aposta em tecnologia na educação com terceira edição do Desafio de Robótica

A Prefeitura de Gravataí promove, na quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de junho, a terceira edição do Desafio de Robótica das Escolas Municipais. O evento ocorrerá no Ginásio Aline Fofonka, localizado na Avenida Itacolomi, nº 3600, e reunirá estudantes e professores de 20 escolas da rede municipal que desenvolvem projetos de robótica em suas atividades pedagógicas.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid), a iniciativa busca incentivar o estudo e a aplicação de conhecimentos de ciência e tecnologia no cotidiano escolar, além de promover a troca de experiências entre as instituições participantes.

Segundo a assessora do Stid e integrante da equipe organizadora do evento, Sandra Araújo, o desafio se consolidou como um importante espaço de aprendizagem e integração.

“O Desafio de Robótica é um momento de encontro e troca de experiências entre estudantes e professores que desenvolvem projetos de robótica nas nossas escolas. É uma oportunidade para aprender, compartilhar experiências e incentivar nossas equipes a participarem cada vez mais de eventos da área”, destaca.

A programação foi organizada para atender dez escolas em cada dia, facilitando a logística das atividades e garantindo a participação de todas as equipes. O principal objetivo é fortalecer a integração entre os estudantes e ampliar o compartilhamento de conhecimentos e experiências desenvolvidas nas unidades de ensino.

Durante o evento, os participantes competirão em seis modalidades: Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), First Lego League (FLL), Torneio de Gravataí, Disputa de Sumôs, Seguidor de Linha e Explorador de Caminho.

As provas serão realizadas em pistas especialmente montadas para a competição. O formato prevê que todas as equipes passem por todas as etapas, enfrentando desafios que exigem programação, estratégia e controle dos dispositivos robóticos em diferentes situações.

A realização do Desafio de Robótica integra as ações da Secretaria Municipal de Educação voltadas ao desenvolvimento de competências tecnológicas, ao estímulo da inovação e à preparação dos estudantes para os desafios do futuro, utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem e transformação no ambiente escolar.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade