O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) pediu à Procuradoria Geral do Município (PGM) que ingresse com ação para tentar barrar a instalação de santuário para Lúcifer em Gravataí.
Reportei a polêmica, que ganhou repercussão nacional, de G1 a Jovem Pan, nos artigos Com estátua de 5 metros, Gravataí terá o maior santuário dedicado a Lúcifer no Brasil; Os limites da polêmica ; Sobre Gravataí, o Templo Satânico de 50 mil seguidores e o mal que faz estátua dentro de muitos e Vídeo de Zaffa sobre polêmica da estátua de Lúcifer vale para intolerantes e aloprados da política, os dos outros e os seus.
O monumento, de cinco metros e uma tonelada, ao custo de R$ 35 mil, tem data para inauguração marcada para esta terça-feira, reservada a seguidores, em área privada de cinco hectares de propriedade da “Nova Ordem de Lúcifer na Terra”, cujo endereço é mantido em sigilo pelos idealizadores por questão de segurança.
Zaffa explicou as razões ao Seguinte:, nesta segunda.
– Tenho recebido manifestações perigosas de violência contra os autores da homenagem à Lúcifer. E, surpreendentemente, essas ameaças não são apenas de fanáticos, partem também de gente com boa capacidade intelectual e social. Tenho preocupação de que quando descobrirem o local, as ameaças se tornem realidade e a ordem social ser quebrada – argumenta.
– O assunto tomou proporções indesejáveis e trarão prejuízos à imagem da cidade. Esta notícia teve repercussão fora do país. Pela confusão feita com a imagem do Exú Bará, até as religiões de matriz africana, do bem e de paz, foram prejudicadas como sendo esta imagem a de Lúcifer. É muita confusão num assunto que deveria ser tranquilo. Quero evitar – conclui o prefeito.
Ao fim, reputo um movimento mais político do que técnico de Zaffa, que percebeu o contágio político da polêmica no ano eleitoral.
A liberdade de crença e culto são garantias constitucionais, assim como a propriedade privada. Salvo melhor juízo, não cometendo nenhum crime, o santuário da “Nova Ordem de Lúcifer na Terra” é inviolável pela Lei dos Homens.
A qualquer momento trago mais detalhes em seguinte.inf.br