Dando continuidade ao processo de modernização das estruturas públicas, iniciado com a compra do complexo da Ulbra pela Prefeitura de Gravataí, a Prefeitura divulgou a abertura de concorrência pública para a venda de imóveis. São estruturas localizadas em área nobre, no Centro da cidade. O conjunto de imóveis está avaliado em R$ 8 milhões.
Um dos terrenos possui 2,3 mil metros quadrados e abriga a Secretaria de Administração, Modernização e Transparência (Smat), com entrada pela Rua Antônio Donga, 53, com três amplos prédios que, somados, representam 975 metros quadrados de área construída. No mesmo terreno, na esquina, está o prédio que já serviu como sede da antiga Fundarc, com frente para a Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 394.
A estrutura da Antônio Donga está atualmente em uso, e a desocupação ocorrerá de forma gradual. O prédio da Adolfo Inácio encontra-se desocupado.
A outra área ofertada na concorrência fica localizada na Rua Anápio Gomes, 1317. Trata-se de um terreno com 327 metros quadrados. O prédio de dois pavimentos construído no local está parcialmente ocupado, abrigando a Junta Militar e outras estruturas administrativas do município, está avaliado em R$ 1,4 milhão.
Novo Centro Administrativo
Os serviços públicos que funcionam atualmente nesses locais à venda serão ofertados nas novas instalações da Prefeitura, no futuro Centro Administrativo que será instalado no complexo da Ulbra, recém-adquirido pelo município.
O espaço no bairro São Vicente possui 42,8 mil metros quadrados, com 14,2 mil metros quadrados de área construída, e o município deve começar a transferir o gabinete do prefeito e as primeiras secretarias nos próximos meses. Simultaneamente, um espaço será cedido à Ulbra para que mantenha as atividades ao longo deste ano.
O prefeito Luiz Zaffalon reforça que a estratégia de agrupar todas as estruturas em uma única área busca qualificar os serviços prestados pela Prefeitura.
– Reunir as secretarias é fruto de planejamento a longo prazo que vai proporcionar praticidade e conforto ao cidadão. Também vamos gerar economia ao contribuinte, reduzindo as despesas da máquina pública com aluguéis – diz Zaffa.
O secretário municipal de Administração, Modernização e Transparência (Smat), Mauro Bossle Moreira, destaca que o edital prevê a quitação dos imóveis na Antônio Donga e na Anápio Gomes em até sete parcelas mensais. Bossle reforça ainda que os terrenos foram avaliados por especialistas conforme localização, benfeitorias e realidade do mercado.
– São valores iniciais, porém, a concorrência pública será vencida pela melhor oferta. As estruturas estão em área nobre da cidade. O terreno da Smat, por exemplo, é de esquina e tem excelente localização, de frente para o moderno prédio do Sindilojas – completa.
A concorrência pública será realizada no dia 3 de maio, às 10h. Os editais e seus anexos estão disponíveis na página da Prefeitura (www.gravatai.atende.net) e no Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br).
LEIA TAMBÉM
O grande negócio de Zaffa ao ‘comprar a Ulbra’ para transferir a Prefeitura de Gravataí