A tarde desta quarta-feira foi de concretização para as mulheres que participaram do projeto Woman In. Entre os modelos de negócios apresentados, estiveram ideias inovadoras nas áreas da sustentabilidade, gestão de processos e melhoria da aprendizagem.
A iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação Ciência e Tecnologia (SMICT), em parceria com o empreendedor Fernando Seabra e com o Sebrae, selecionou, em março deste ano, 20 mulheres empreendedoras para passarem pelo processo de aceleração dos seus negócios, por meio de capacitações, mentorias e workshops.
Na tarde marcada para a apresentações dos seus negócios para uma banca examinadora, que elegeu as três startups destaques do projeto, a sororidade entre as mulheres foi a grande vencedora.
– Além das belas iniciativas, ver todas incentivando, aplaudindo e dando força para cada uma que, nervosa, ia até à frente apresentar a sua ideia, foi muito lindo – destacou a madrinha do projeto, primeira-dama Marlene Zaffalon.
Representando o grupo de oito mulheres que puderam estar presentes na apresentação, Desirre Petcov, a idealizadora do projeto Raizes, startup que busca fazer a ligação entre as empresas e as associações locais, na assistência social, agradeceu a capacitação oferecida pelo governo municipal.
– Foi uma linda caminhada, fica aqui o nosso agradecimento e disposição pelas próximas oportunidades que virão – complementou.
De acordo com a Smict, das 20 empreendedoras que iniciaram o processo de capacitação e mentoria, 15 encerram com êxito e levando para as suas iniciativas ideias de como inovar dentro da sua área de atuação. Emocionada, a grande idealizadora do projeto, secretária da Smict Selma Fraga, destacou que este é só o começo de uma jornada de sucesso.
– O nosso real objetivo foi alcançado, que era que as mulheres a partir do Woman In, virassem a chave para novas e maiores possibilidades – disse.
O vice-prefeito Dr. Levi Melo, que esteve prestigiando o evento que marcou o encerramento da primeira turma do projeto, destacou que este é mais um passo na busca de tornar Gravataí uma cidade mais inovadora e reiterou o compromisso do governo com a inovação e com a tecnologia.
– O empreendedorismo feminino diz respeito à liderança feminina e amplia a visibilidade das mulheres, contribuindo para o rompimento de várias barreiras sociais estigmatizadas – acrescentou.