Como ação de solidariedade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) fez a doação de frutas, legumes e verduras adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para as 20 famílias das 32 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Meninos e Meninas.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e visa a promover um futuro promissor aos pequenos, oferecendo formação educacional ligada à cidadania e à união familiar. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Marco Alba, o Vice-prefeito Áureo Tedesco, , o secretário da SMFCAS Luis Stumpf e a secretária da SMAA Tania Silveira.
O prefeito Marco Alba ressaltou a importância do governo na manutenção de políticas públicas.
– Este Serviço de Convivência foi pensado pela gestão municipal como forma de combater as desigualdades e reconstruir a cidadania para que a sociedade se torne mais harmônica. Seguimos persistindo e acreditando nesta iniciativa, pois temos conhecimento dos desafios enfrentados pelas famílias em vulnerabilidade.
A primeira-dama Patrícia Bazotti, coordenadora do Comitê de Solidariedade no Enfrentamento ao Coronavírus, destacou o comprometimento com a comunidade por parte das equipes do SCFV.
– O trabalho exercido no local é de referência tanto para a prefeitura como para o município de modo geral. É uma bela ação em conjunto, envolvendo crianças, profissionais e famílias.
Ela também enfatizou o papel das doações do PAA no dia a dia dos pequenos:
– Uma alimentação saudável é capaz de repor as energias e garantir um aprendizado de qualidade.
Com os atendimentos presenciais paralisados desde o dia 20 de março por conta da COVID-19, a sede do SCFV, na Morada do Vale I, está dando continuidade ao trabalho de maneira remota, com atividades didáticas entregues a cada mês nas residências das crianças. Neste ano, está sendo posto em prática um projeto de incentivo à leitura. Dentro desse cenário, de acordo com coordenadora do serviço, Nara Duarte, a equipe do local estimula os pais a participem e acompanharem o desenvolvimento de seus filhos.
Conforme o secretário de Assistência Social Luis Stumpf, as assistentes sociais do Centro de Referência Social (Cras) Barnabé recebem as indicações dos meninos e meninas para o serviço na Morada do Vale I e os encaminham para o local conforme a necessidade. Ele também relembrou a dinâmica das atividades, que costumavam ser divididas em dois turnos antes da pandemia, o da manhã e o da tarde, sendo oferecido lanche e almoço às crianças em ambos:
– Com a paralisação do serviço presencial junto à alimentação diária, os donativos que estamos entregando hoje são para que o amparo continue sendo mantido.
Residente da Morada do Vale I, o vice-prefeito Áureo Tedesco disse que conhece as necessidades dos moradores da região e que a prefeitura de Gravataí está trabalhando para que a vida da população seja melhorada, por meio de gestos como a entrega dos alimentos do PAA.
Lançado no último ano e retomado recentemente, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) busca incentivar os pequenos agricultores do município e contribuir com a economia local.
De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento Tania Silveira, além de ser benéfico para os produtores, o programa colabora com as famílias inscritas no banco de alimentos, tendo em vista que muitas destas tiveram suas rendas atingidas por conta do coronavírus.
Tania também ressaltou que em breve os produtores terão à disposição a Central de Abastecimento, localizada na Estrada Rincão da Madalena, 10540, no Loteamento Las Palmas. O entreposto vai oferecer ao produtor um local mais próximo para que seus hortigranjeiros sejam comercializados.