Após 28 meses de execução do projeto Rio Limpo Fase I, com um sucesso de mais de 1.114.75 mil de pessoas que de maneira indireta tiveram acesso ao projeto e 82.138, de maneira direta, puderam vivenciar nossas ações, nos colocam um grande desafio para a execução da fase II.
Produzindo 201.611 mil materiais de educação ambiental ao longo destes meses, foi fundamental para que pudéssemos construir relações institucionais de maneira coletiva com 213 parceiros que foram estratégicos neste processo.
Estes são alguns dos números que se encontram no relatório final impresso das atividades entre 2014/2016 a disposição na sede da Associação de Preservação à Natureza Vale do Gravataí, rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 926. Toda esta caminhada registrada em 26 minutos do filme Rio Limpo.
O barco catamarã Rio Limpo (capacidade de 62 pessoas) e o barco Quero-quero (capacidade de 5 pessoas) são instrumentos importantes na execução da Fase II, pois fazer com que as pessoas possam chegar dentro do rio é fundamental para construirmos um rio público, este com certeza deve ser o desafio da fase II.
Podemos dizer que 2.426 pessoas entre jovens, adultos e idosos tiveram a oportunidade de sentir a brisa ao navegar pelas águas do Rio Gravataí. Multiplicadores que serão fundamentais para que possamos envolver nossa comunidade nesta luta coletiva.
Centralizando suas energias na popularidade do rio Gravatahy, fazendo com que mais e mais moradores dos 9 municípios possam acessar este patrimônio natural, que é responsável por tantas vidas, será o grande desafio dos próximos meses do Projeto Rio Limpo – Fase II.
Os agradecimentos à Petrobras, através do Programa socioambiental, que se somou com seu patrocínio aos 37 anos de Luta da APN-VG para realizar o maior projeto de educação ambiental do Rio Grande do Sul no Vale do Gravataí.