A Prefeitura de Cachoeirinha lançou o projeto Velhos Amigos, que visa à promoção de atividades recreativas para idosos do município. O evento teve a apresentação do músico local, Tom Amorim, no Lar Vitória.
– Neste momento de pandemia, em que os nossos idosos precisam tomar tantos cuidados, queremos proporcionar atividades que, além de melhorar a qualidade de vida, leve alegria para eles – explica o prefeito Miki Breier.
Serão oficinas, shows, teatro, dança, música e jogos, realizados pela equipe técnica da Secretaria, nas Instituições de Longa Permanência (ILPs) da cidade, Associações de Bairro, unidades de esporte e cultura e demais instituições que desejem aderir à iniciativa.
O mês de maio será de projeto-piloto e após, haverá a expansão para diversos bairros de Cachoeirinha. As atividades com os idosos serão realizadas em área externa à ILP, para que não haja contato dentro da instituição. O projeto obedece a um cronograma, que estabelece as atividades e áreas de atuação. Todos os participantes assinarão Ficha de Inscrição, autorizando a atividade. Participarão da iniciativa, músicos locais contemplados pela Lei Aldir Blanc.
Para a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sueme Pompeo de Mattos, o projeto Velhos Amigos propõe uma integração entre os amigos de tantos anos e sua cidade, através da promoção de bem-estar físico e social.
– Proporcionar às pessoas que estão em Instituições de Longa Permanência a vivência em atividade esportiva, cultural e de lazer pode contribuir para a melhora no quadro geral do indivíduo, com mais alegria, autonomia e felicidade – aponta a secretária.
O número de idosos no Brasil vem crescendo nos últimos anos, chegando a quase 33 milhões em 2019. Conforme o IBGE, pessoas com mais de 60 anos são cerca de 10% da população de Cachoeirinha. A cidade conta atualmente com 13 unidades de Instituições de Longa Permanência.
Assista ao prefeito cantando junto