20 anos depois

Quais idiomas falam os carros da fábrica da GM de Gravataí?

Linha de montagem do Onix, um dos modelos produzido no complexo da General Motors de Gravataí

De onde são as peças do carro da General Motors (GM) que é produzido no Complexo Automotivo Industrial de Gravataí (Caig)? A montadora emprega nos vários modelos do Prisma e do Onix componentes que falam vários idiomas, correspondente aos países de origem das empresas – chamadas de sistemistas – que fazem parte do condomínio industrial.

A relação destas empresas – 16, no total – foi obtida pelo Seguinte: com a assessoria da General Motors no escritório de Porto Alegre. Confira de onde vem cada uma das empresas que produzem as principais peças do carro que pode estar na sua garagem e que faz parte do seu dia a dia.

 

Vidros

Saint-Gobain – Empresa com origem francesa criada oficialmente em 1665 pelo rei Louis XIV como Manufatura Real de Vidros, em Paris. Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil estão a Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Weber e Telhanorte. Em terras tupiniquins tem cerca de 17 mil funcionários, 57 fábricas, 17 centros de distribuição, mineradoras, lojas, escritórios comerciais, um centro de pesquisa e desenvolvimento e um faturamento de R$ 8,4 bilhões no ano passado.

 

Trilho de teto

Android Industries – Empresa norte-americana fundada em 1988 como indústria de ferramentas e equipamentos. Opera em pelo menos sete países além a partir de Michigan, nos Estados Unidos, como Brasil, Canadá, México e Alemanha, entre outros.

 

Bancos

Adient (JCI) – Outra empresa dos Estados Unidos, produz os bancos Recaro e e vários outros componentes automotivos em pelo menos 230 in dústrias espalhadas em 33 países. No mundo são 75 mil colaboradores. Era a Johnson Controls Automotive Experience, criada então há 30 anos, e desde 31 de outubro de 2016 é a Adiente, com sede em Nova Iorque.

 

Carpetes

Inylbra – A Inylbra iniciou suas atividades em 1968 com foco na indústria automobilística. Nos anos 80, iniciou a fabricação de nãotecidos para aplicações diversas, especialmente para uso comercial e residencial. E a partir do ano 2000 iniciou, de forma pioneira no Brasil, a produção de não tecidos agulhados com o uso de garrafas PET. A matriz fica em Diadema, São Paulo, e também possui fábricas em Jacareí (São Paulo) e São José dos Pinhaisi (Paraná) além de Gravataí. Para o mercado automotivo produz toda linha para acabamentos internos.

 

Para-choques

Pelzer – Empresa verde-amarela com sede na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, onde mantém sua maior indústria tendo como matéria-prima, o polipropileno. Iniciou produzindo os revestimentos internos para os modelos da linha Volkswagen produzidos no Brasil.

 

Eixo traseiro

Android Industries – Mesma empresa que produz os trilhos de teto.

 

Isoladores

Autoneum – Agora o idioma é o falado na Suíça. O Grupo Autoneum é constituído por quatro Grupos de Negócios –Europa, América do Norte, Ásia e SAMEA (América do Sul, Oriente Médio e África). A  Autoneum Holding Ltd é uma sociedade de direito suíço com sede em Winterthur e representada em mais de 50 locais em cerca de 20 países com suas próprias empresas, afiliadas, joint ventures ou licenciados. E desenvolve e produz materiais leves e multifuncionais, componentes e sistemas de proteção contra ruído e calor para quase todos os fabricantes de automóveis do planeta.

 

Tanque de combustíveis

Ipa – Fundada no ano 2000, a IPA fabrica produtos de sopro e injeção em mais de 84.000 metros quadrados de indústrias distribuídos em quatro unidades: Caçapava e Jaguariúna (São Paulo), Zárate (Argentina) e Gravataí. A unidade da aldeia é a matriz do grupo IPA e atende ao setor automotivo, um dos braços de produção da empresa. Aqui está em um terreno de 13.548 metros quadrados e tem um prédio de 6 mil metros quadrados.

 

Rodas e pneus

Goodyear – Em 1898 o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, em Ohio, no meio-oeste dos Estados Unidos, com apenas 13 trabalhadores. Para simbolizar a nova empresa, Seiberling escolheu a imagem do pé alado inspirado em Mercúrio (ou Hermes, em grego), deus do comércio e mensageiro de boas notícias. Hoje produz desde pneus de automóveis até de aviões em 49 instalações em 22 países, empregado quase 70 mil pessoas. A Goodyear iniciou suas atividades no Brasil em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. No ano de 1939 inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. A companhia tem três unidades industriais: fábrica de Americana (São Paulo), a unidade de materiais de recapagem em Santa Bárbara do Oeste (São Paulo) e de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo, capital. Além disso conta com uma sede em São Paulo e centros de montagem em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

 

Radiador

Faurecia – A Faurecia é uma empresa francesa presente em 34 países que produz sistemas de acabamento interno e externo, bancos e sistemas de escapamentos e controle de emissões de poluentes e está desenvolvendo um sistema chamado Exhaust Heat Power Generation (EHPG) — geração de energia pelo calor do escapamento. Por aqui, a Faurecia Automotiva do Brasil tem sede em Diadema, interior paulista. No Brasil tem sete plantas plantas: Limeira, Sorocaba, e  Piracicaba (São Paulo), Camaçari (Bahia), Porto Real (Rio de Janeiro), São José dos Pinhais (Paraná) e Gravataí.

 

Freios

TI Automotive – Mais uma norte-americana, tem unidades de produção, escritórios e representações em mais de 120 locais de 29 países com cerca de 20 mil funcionários. Seus produtos equipam as mais renomadas marcas automotivas como Bentley , Bugatti e Porshe, entre outras. No Brasil, a TI Automotive tem 1.700 funcionários, está presente em quatro estados e mantém sete instalações fabris.

 

Suspensão dianteira

Android Industries – Mesma empresa que produz os trilhos de teto e os eixos traseiros.

 

Sistema de Ar Condicionado             

Denso e Mahle – O Grupo Denso nasceu na década de 1940, no Japão. Hoje está presente em 35 países nos cinco continentes e conta com um time de 130 mil colaboradores. Na América do Sul tem plantas – além de Gravataí – em Curitiba (Paraná), Santa Bárbara d’Oeste (São Paulo), Betim (Minas Gerais), Manaus (Amazonas), e uma planta em Córdoba, na Argentina. Na aldeia produz e fornece para a GM o módulo de resfriamento desde outubro de 2012.

Já a Mahle foi fundada em 1920 na Alemanha e atua em cinco continentes, 34 países, com cerca de 170 unidades de produção e 15 grandes centros de pesquisa e desenvolvimento. Tem 77 mil colaboradores. A sede brasileira fica em Mogi Guaçu, em São Paulo.

 

Motor e transmissão

AVM – AV Manufacturing é uma empresa especializada em manufatura e pertence ao grupo CEVA. Não dispõe de informações ao público.

 

Filtro de Ar

Sogefi – Presente no Brasil desde 1948, a empresa italiana Sogefi Filtration do Brasil Ltda tem uma área de 5.200 metros quadrados no complexo da GM. Tem 60 unidades pelo mundo e em 1991 comprou a marca americana Filtros Fram – fabricante de Sistemas de Filtração. Atua em 17 países, entre eles a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, China, Itália e África. A Sogefi fabrica sistemas de aspiração do ar, filtros do óleo lubrificante, filtros do combustível, caníster (filtro de carvão ativado), barras estabilizadoras e buzinas. 

 

Cockpit

Continental – O Grupo Continental se posiciona entre os cinco maiores fornecedores da indústria automotiva no mundo. O seu portfólio de produtos atende às principais montadoras do planeta além do mercado de reposição. Com sede em Hannover, na Alemanha, o grupo emprega aproximadamente 150 mil funcionários, em cerca de 200 plantas (fábricas, centros de pesquisa e pistas de testes), distribuídas em 36 países. No Brasil o quadro de colaboradores da Continental tem cerca de 5 mil pessoas em 13 unidades – Amazonas (Manaus), Bahia (Camaçari), Rio de Janeiro (Resende), Paraná (Ponta Grossa) e Gravataí além de São Paulo, em Barueri, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Salto, São Bernardo do Campo, São Paulo e Várzea Paulista. Na unidade de Gravataí, a Continental fornece o cockpit, que é onde ficam o volante, painel de instrumentos,  velocímetro, contagiros, módulos de ar, coluna de direção, sistema de freio e pedais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade