SEGURANÇA

Radar em Gravataí: cinco controladores de velocidade da Freeway estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, estarão funcionando cinco controladores de velocidade na Freeway, um deles em Gravataí, no quilômetro 70, trecho escolhido devido a acidentes. A rodovia já tem pardais em Osório (Km 10), Santo Antônio da Patrulha (Km 31) e Porto Alegre (Km 91 e 92).

O novo radar eletrônico de Gravataí é parte do lote de 20 radares eletrônicos instalados também na BR-101 (quatro pardais e uma lombada eletrônica), BR-386 (três lombadas e seis pardais) e Rodovia do Parque, com um pardal.

De acordo com a superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, a partir deste mês será promovida uma campanha de divulgação para informar aos motoristas sobre o início da operação dos radares.

O objetivo é inibir o excesso de velocidade. Os equipamentos foram instalados nos locais apontados pela PRF. O estudo feito levou em consideração as estatísticas dos acidentes de cada ponto.

– Os controladores de velocidade em rodovias são importantes para a Polícia Rodoviária Federal por várias razões. Eles contribuem para a segurança viária, reduzindo o risco de acidentes graves causados pelo excesso de velocidade. Além disso, auxiliam no controle do tráfego, garantindo um fluxo mais uniforme e prevenindo congestionamentos. Esses dispositivos também ajudam a deter condutores que desrespeitam os limites de velocidade, resultando em estradas mais seguras para todos – destacou no início da instalação o chefe da comunicação da PRF no Estado, inspetor Douglas Paveck.

Os controladores já deveriam estar todos em funcionamento desde fevereiro de 2020. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.

Além disso, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul exigiu que a CCR ViaSul – responsável pela aquisição e instalação dos controladores de velocidade – realizasse uma série de mudanças na instalação dos equipamentos. As solicitações acabaram adiando o início de funcionamento do sistema.

Em junho de 2022, os 20 pardais foram aferidos atendendo requisição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Depois dessa etapa, os equipamentos passaram para a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

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