O vereador Fernando Deadpool (União Brasil) deve formalizar às 15h desta sexta-feira, em reunião com o presidente da Câmara Clebes Mendes (MDB), um pedido de licença por tempo indeterminado para que o suplente Cláudio Ávila (União Brasil) assuma o mandato a partir da primeira sessão de 2025, em 4 de fevereiro.
O inusitado acontecimento político – Deadpão, como é chamado pelos colegas o ex-vendedor de pão, vai abrir mão legalmente do cargo menos de um mês após assumir – pode ter reflexos em 2026 e 2028.
Antes de explicar, vamos às falas dos dois protagonistas.
Deadpool, reeleito para o segundo mandato com 1.339 votos, confirmou ao Seguinte: as negociações.
– O Cláudio é um vereador necessário para fazer a defesa do governo no plenário. A oposição pode ser reduzida, mas será barulhenta. Seguirei fazendo política – disse, explicando que seguirá ligado ao mandato atendendo as comunidades e buscando recursos junto a deputados em nome do partido, enquanto prepara uma candidatura a deputado federal em 2026.
– Há espaço em Gravataí para uma candidatura a federal, inclusive em dobrada com uma candidatura local a estadual – analisa, sem confirmar se a parceria seria com o vereador mais votado pelo segundo mandato, Bombeiro Batista (Republicanos), que é candidato à Assembleia Legislativa e foi o único político presente na confraternização do União Brasil, na casa de Cláudio Ávila na Paragem Verdes Campos, onde foi comunicada a decisão de Deadpool.
O parlamentar disse que, ao menos no momento, não ocupará cargos nos governos municipal, estadual ou federal.
– Vivi 23 anos sem ser vereador. Acho que consigo me virar – respondeu, ao ser questionado pelo Seguinte: sobre como vai sobreviver financeiramente.
Ele negou que vá receber parte, ou o salário completo de vereador, repassado por Ávila, que é um bem-sucedido advogado.
Já Ávila disse ao Seguinte: que o acordo firmado no União Brasil é para apresentar um modelo, já aplicado em outras câmaras municipais, assembléias legislativas e câmara federal, de “mandato coletivo”. Ele na tribuna, Deadpool nas comunidades, fiscalizando, e também operando como uma espécie de ‘embaixador’ do partido na busca de recursos junto a deputados estaduais e federais, além de preparar uma campanha a deputado federal em Gravataí e outros municípios gaúchos.
– Ambos dedicamos nossos primeiro mandatos aos mais pobres. Não será diferente – disse, confirmando a defesa do governo Luiz Zaffalon (PSDB), mesmo após enviar críticas ao prefeito pelo WhatsApp no final de 2024.
– Elegemos um projeto. Se confirmado na prática, é obvio que defenderemos – disse, subliminarmente, salvo engano, guardando uma ressalva.
Para bom entendedor, o vereador também manifesta o descontentamento com a composição do governo Zaffa 2, ao agradecer a parceria do colega de partido.
– O gesto do Deadpool garante o cumprimento de um acordo político. Resolvemos dentro do União Brasil – disse, em obvia referência à expectativa que tinha o partido do vereador eleito ser convidado para uma secretaria, o que permitira a ele, Ávila, assumir o mandato.
Zaffa, porém, vetou a indicação de vereadores no secretariado.
– Depois, se você demite, arruma um inimigo – explicou o prefeito, ainda antes do anúncio de secretários, em entrevista exclusiva ao Seguinte: em novembro do ano passado; leia e assista em SEGUINTE TV | O que esperar do governo Zaffa 2? O prefeito reeleito responde; Assista à entrevista de 1h, ou no vídeo que reproduzo ao fim deste artigo.
A participação confirmada do União Brasil no secretariado do governo Zaffa 2 é com o presidente do partido, Fábio Pereira, na presidência do Instituto de Saúde dos Servidores de Gravataí (ISSEG), o gestor do plano de saúde dos servidores e também presente na confraternização; leia mais sobre o secretariado em Anunciados primeiros secretários do governo Zaffa 2 e O secretariado do governo Zaffa 2: um mistério sem surpresas; A provável lista.
Chegamos, então, a 2028.
Deadpool e Ávila não confirmam a dobradinha eleitoral com Bombeiro em 2026, mas na casa de Ávila o vereador mais votado foi tratado como “deputado” e “futuro prefeito”.
Mesmo que quatro anos durem uma eternidade na política, ainda mais se tratando do polêmico e explosivo Ávila, parece se desvelar uma articulação para eleger Bombeiro deputado para justificar uma candidatura a prefeito em 2028 – mesmo que em oposição a uma candidatura oficial do governo Zaffa: hoje, os dois nomes mais falados no meio político para a sucessão são o vice, Dr. Levi Melo (Podemos) e o secretário da Fazenda por nove anos, ‘número 1’ do prefeito na gestão do governo e, na eleição de 2024, articulador da maior coligação da história de Gravataí, Davi Severgnini (PSDB); leia mais em #DasUrnas | Quem é o político (ainda) de bastidor que para reeleição de Zaffa montou a maior coligação da história de Gravataí; Um segredo de 9 anos.
Não dá para esquecer de lembrar que a próxima eleição terá segundo turno – os cálculos já apresentei em Eleição para a Prefeitura em 2028 deve ter segundo turno em Gravataí e Por que Gravataí não deve ter segundo turno em 2024.
Mesmo na derrota, ser candidato no primeiro turno garante poder de negociação de cargos e espaços de poder na definição do apoio no segundo turno.
LEIA TAMBÉM
Ao fim, inegável que é uma grande articulação política de Cláudio Ávila, que ganhou do comunicador Chico Pereira, em livro, a alcunha de “Encantador de Serpentes!”. Dado como um zumbi político por muitos, ressurge como “A fênix, aquela ave mitológica que ficou conhecida por sua capacidade de renascer das próprias cinzas, tem a capacidade de mudar a cor das penas e pode viver por 500 anos.
E capacidade não lhe falta, caso queira exercer a defesa do governo da mesma forma que fez no ano eleitoral.
Já Fernando Deadpool, e aí são os fatos, aqueles chatos que atrapalham argumentos, terá o desafio de explicar a quem votou nele que, ao menos de papel passado, não será mais vereador, além de, em tempos de Grande Tribunal das Redes Sociais, enfrentar as maledicências sobre como vai ganhar seu sustento.
Assista na entrevista à SEGUINTE TV, a partir de 31:08 o que Zaffa falou sobre a política de Gravataí, após a confirmação da reeleição
Assista ao vídeo produzido pela SEGUINTE TV na posse do prefeito, vice e 21 vereadores eleitos