Vai ser no próximo dia 12 a inauguração da 31ª loja da Rede Asun de Supermercados, empresa que tem sua sede aqui mesmo, em Gravataí. O novo estabelecimento fica em Eldorado do Sul. Passei por lá no final de semana e, da BR-290 – ou BR-116 – avistei o prédio do novo Supermercado Asun, pujante, pronto para receber a clientela.
A direção da Rede Asun não fala no montante financeiro que foi investido na construção e aquisição do mobiliário e produtos para a instalação no novo estabelecimento. Revela, entretanto, que a loja tem cerca de 1.600 metros quadrados de área construída, no total, e que já foram contratados os 75 novos funcionários.
Para a jornalista Giane Guerra (gauchazh.com.br), o pessoal do Asun contou que o Supermercado de Eldorado do Sul é o primeiro da rede dotado com equipamento de energia solar – são 695 painéis – capaz de economizar entre 40% e 50% no valor final do consumo de energia elétrica. Aliás, a ideia será aplicada em outras lojas da rede ainda neste ano, segundo a jornalista.
Por aqui
A loja de Eldorado é a de número 31 que, no começo de outubro do ano passado, seria do supermercado que está por ser construído em Cachoeirinha, na esquina das avenidas Obedy Cândido Vieira e Frederico Ritter, ou estrada Ritter. O terreno tem cerca de 3,5 mil metros quadrados e se localiza entre dois importantes condomínios: Villagio di Venezia (classe média-alta) e o Villagio Firenzi (classe A).
O gerente de expansão da rede, Ernesto Machado Ortiz, disse na ocasião, ao colunista, que o supermercado de Cachoeirinha há deve ser inaugurado no ano que vem.
— Vai ter o estilo que o Asun vem aplicando aos seus novos empreendimentos, com lay-out funcional, visual interno moderno e padrão construtivo de qualidade superior — afirmou Ernesto.
: Terreno do Asun que vai ser construído em Cachoeirinha
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO | Município vai ganhar supermercado para consumidor classe A
Para saber
1
A Rede Asun de Supermercados surgiu pelas mãos e iniciativa da espanhola Asunción Romacho Garcia Ortiz, primeiro como um pequeno mercado de bairro na Cavalhada, em Porto Alegre, em 1963.
2
A matriarca da família havia chegado ao Brasil três anos antes, em 1960, com três filhos, para ficar com o marido, Ernesto, que há seis meses já estava no país.
3
Asunción Romacho Garcia Ortiz faleceu em 26 de junho de 2017 quando ela estava na Espanha em visita a familiares na sua terra natal. Tinha, então, 88 anos.
4
Pouco tempo antes, cerca de um mês, ela havia lançado uma autobiografia – Abuelita (avozinha, em português) – com grande festa no Instituto Cervantes, em Porto Alegre. O livro tem 180 páginas e várias fotos que contam a trajetória da fundadora da rede.