O vereador Roberto Andrade e seu PP são os nós que restam para o prefeito Marco Alba desatar na composição de sua coligação que tem PMDB, DEM, PTB, PRB, PV, Rede, PMN, Pros e PTC.
Robertinho anda estressado com a dificuldade em convencer filiados a concorrer a Câmara. Seu PP não reúne 10, dos 32 pré-candidatos que cada partido pode lançar.
Hoje, Robertinho depende de uma aliança com outros partidos para não colocar em risco uma reeleição que é dada como certa.
Ele é hoje o retardatário nas articulações. O restante da base está arranjada. O PMDB vai sozinho. O PV, dos vereadores Márcio Souza e Gerson Rovisco, também. O PRB, do vereador Tanrac Saldanha, e a Rede, da vereadora Maribel Wagner, compõe com os pequenos Pros, PMN e PTC.
Da coligação DEM (do vereador Evandro Soares) e PTB (dos ex-prefeitos Edir Oliveira e Abílio dos Santos) pode sair o escape para Robertinho.
Nem o DEM, nem o PTB querem. Mas se não houver saída, Evandro vai para o sacrifício e tentará operar pela aliança, evitando que Marco perca o PP e Robertinho – que já recebeu acenos de interlocutores de Daniel Bordignon (PDT).
As coisas mudam de uma eleição para outra, para o bem ou para o mal, mas, tomando 2012 como base, Evandro, em 21º lugar com 1.473 votos, estaria abrindo espaço para acomodar Robertinho, o quarto com 2.448 votos.
Sem falar que, convencendo muita gente nova que tinha se filiado ao DEM e não queria uma parceria com a ‘velha guarda’, já tinha dado guarida ao PTB, partido que, mesmo perdendo o vereador Paulinho da Farmácia, que foi para o PMDB, pode ter como candidato à Câmara Abílio – provavelmente com a eleição garantida como um dos mais votados da cidade.
E onde Edir tem a obsessão pela eleição do filho, Luciano.
Por ser um dos maiores otimistas em relação à reeleição de Marco, onde estaria na linha de frente do governo, ou talvez por não depender da política para sobreviver, Evandro arriscará a própria reeleição, em mais uma prova de fidelidade ao prefeito.
Para quem não sabe, de pouco mais de um ano para cá, ele tem sido chamado de ‘o novo queridinho’ de Marco.
LEIA MAIS: