RAFAEL MARTINELLI

Se Zaffa filiar ao PSDB para concorrer à reeleição, como fica ‘Embaixador do governo Leite em Gravataí’, que já é candidato: larga? O “bem-vindo ao lado certo da História” para a “direita bolsonarista”

Dimas com Leite, na campanha de 2022

Luiz Zaffalon não confirmou ao Seguinte:, até o fechamento deste artigo, mas o comunicador Chico Pereira, que acerta tudo sobre os movimentos políticos do prefeito de Gravataí, noticiou que Zaffa vai se filiar ao PSDB de Eduardo Leite para concorrer à reeleição; revela, inclusive, ter fonte “no gabinete do governador”.

Somemos que, na semana passada, o líder do governo Dilamar Soares, na entrevista Líder do governo busca a ‘Pax Romana’ para Zaffa governar, mas a III Guerra Política de Gravataí existe com Marco Alba; Siga a entrevista onde Dila não fecha portas a oposição, respondeu-me assim:

(…)

Seguinte: – O presidente municipal, vereador Demétrio Tafras, convidou Zaffa e Levi para se filiarem ao PSDB do governador Eduardo Leite. Muita gente próxima ao prefeito e vice, dois políticos que se apresentam como “de direita”, considera o PSDB um PT de sapatênis. Para tantos mais radicais, bolsonaristas, por exemplo, é um partido de esquerda. Zaffa pode tucanar?

Dila – Reformas feitas pelo governador Eduardo Leite aconteceram antes em Gravataí, como a Previdência. É um governo que privatiza a Corsan, o que o prefeito sempre se manifestou a favor. Não vejo Leite muito à esquerda, e não sei se já houve conversas entre o governador e o prefeito. O que sei é o que noticiaste, que o presidente local abriu as portas do partido. O prefeito tem guardado essa decisão para ele.

(…)

Aí, pergunto-me, e muitos me perguntaram após a notícia de hoje, caso se confirme, como fica Dimas Costa (PSD), que já disse que é candidato à Prefeitura em 2024, foi o primeiro gravataiense nomeado para o alto escalão deste governo, como secretário-adjunto dos Esportes, descrevo como “embaixador do governo Leite em Gravataí” e, quando da polêmica do pedágio na ERS-118, foi o único a defender o governador chamado de mentiroso (reportei em O que diz o ‘embaixador de Gravataí no governo Leite’ sobre pedágio na ERS-118; O malabarismo verbal, o free flow gourmet e o sabor agridoce da responsabilidade em pautas-bomba)?

Fui ouvir aquele que foi o segundo colocado na eleição para a Prefeitura em 2020, perdendo justamente para Zaffa, que fez 51,3% dos votos tendo como ‘Grande Eleitor’ o prefeito Marco Alba, com quem rompeu ao sair do MDB na III Guerra Política de Gravataí.

Siga os principais trechos.

Seguinte: – Se Zaffa se filiar ao PSDB, retiras a candidatura?

Dimas – Por que? Faço parte do governo Leite, mas sou do PSD. Não gostaria de falar sobre uma eleição que acontecerá daqui a mais de um ano, e sim das conquistas do governo Leite, o que mais investiu na história de Gravataí. Viu a nova iluminação da ERS-118? Já está em Cachoeirinha, chegando em Gravataí. A noite parece dia. A obra da elevada no acesso ao Distrito Industrial está avançando, há investimentos em todas as áreas. Fiz até um jornal para repor a verdade, mostrando as obras do governo Leite, está lá, nas minhas redes sociais. Muitos diziam na campanha que nada prestava, que tudo ia parar… e as obras do governo Leite estão aí, e não param em Gravataí.

Seguinte: – Podes ser vice de Zaffa, numa chapa do governo Leite?

Dimas – As urnas colocaram meu PSD na oposição. Uma oposição responsável. Não entendo o porquê de ser entrevistado sobre essa pauta, que não é minha. Não tem nada disso, por favor!

Seguinte: – O motivo da entrevista é seres, ao menos até hoje, o ‘Embaixador do governo Leite em Gravataí”. E, inegável é, Zaffa no PSDB muda tudo na eleição.

Dimas – Entendo que tomei a decisão correta na eleição de 2022 ao subir num caminhão de som e defender o governo Leite, quando toda a máquina da Prefeitura defendia outro candidato que era o favorito, que apresentavam como o candidato da família, dos bons costumes, enquanto desrespeitavam um governo que enfrentou a pandemia servindo como modelo do melhor do país e fazendo o Rio Grande crescer e investir, como por anos não se via. Por que vou comentar uma questão do prefeito e do PSDB, um partido que não é meu?

Seguinte: – É uma resposta atrás do muro.

Dimas – É maldade tua. Mas vamos lá então, para premiar tua insistência: gostaria de unir o campo de oposição, seja com meu nome, ou outro. É onde as urnas nos colocaram. Não vejo mistério nisso. O que acontecer com o prefeito e qualquer outro partido não me diz respeito neste momento, ainda mais por notícia de jornal. A eleição é no ano que vem. E, se o prefeito se filiar ao PSDB, fico feliz. Na campanha ele dividiu o caminhão de som com a direita bolsonarista, subiu em palanque onde tocavam músicas que atacavam minorias, e tu noticiou isso, postou o vídeo. Seria uma evolução dele. Talvez agora, quando está decidindo por si, já que ao se desfiliar disse que o partido anterior dele tinha dono, o prefeito não se alie à extrema direita e ajude a convencer até presidente de entidade que lhe apoia e desrespeitou o governador. Sigo defendendo o governo Leite, do qual participo com orgulho, porque é o que mais investiu em Gravataí e é uma escola de como governar para todos, para os mais pobres, para as minorias, pretos, pretas, LGBTQIA+, que dialoga com todos. Se confirmar a notícia de jornal com a qual tu me questiona, bato palmas: talvez o prefeito tenha ouvido lá onde estava, em Portugal, sobre o mal que o radicalismo político fez ao Brasil. Bem-vindo ao lado certo da História.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade