RAFAEL MARTINELLI

Zaffa nega acerto para filiação no PSDB de Leite, mas elogia governador: “É uma das maiores expressões políticas do país no momento. Moderno, íntegro, inteligente”; Eu te amo política!

Zaffa com Leite na inauguração do centro logístico da rede de farmácias São João, de Pedro Brair

Luiz Zaffalon foi eleito prefeito de Gravataí como um ‘outsider’ da política, que é como são chamados aqueles candidatos que nunca antes concorreram em eleição alguma.

Não é mais, queira ou não; e nem pode ser, já que é candidato à reeleição.

Como jornalista da aldeia, apresentei-o, na III Guerra Política de Gravataí, após a desfiliação do seu MDB – por 39 anos – e o rompimento com o ex-prefeito Marco Alba: Declarada III Guerra Política de Gravataí: Zaffa vai sair do MDB para enfrentar Marco Alba; Bem-vindo à política, prefeito!.

“Bem-vindo à política, prefeito!”, foi meu convite, provocando o sociólogo que desde sempre tenho em alta conta; mas não era um político.

Até este momento, por estratégia ou comodismo, Zaffa terceirizava para Marco Alba e seus leais, a articulação política.

– A política é com o Marco – já disse a tantos.

Se a política, que entendo ser a relação com os partidos, era “com o Marco”, no comando de sua gestão frente à Prefeitura Zaffa não deixou de ir às ruas, para muitos se apresentando como prefeito; Zaffa é inteligentíssimo, e sabia que ganhou a eleição saindo de 2% para 51% (o que, tivesse Gravataí segundo turno, garantiria a vitória em primeiro turno), como um desconhecido: a nota do MDB, quando de sua desfiliação, instiga isso; leia minha análise sobre a nota em Bomba em Gravataí! Nota do MDB é um aceite da guerra entre Zaffa e Marco Alba e III Guerra Política de Gravataí: o que diz Zaffa sobre a nota do MDB e sua desfiliação.

Fato é que Zaffa concluiu, começou, retomou, anunciou obras e foi às ruas.

‘Prefeiturou’.

Se já é conhecido como prefeito de Gravataí ou não, ao menos o Seguinte: não contratou pesquisa; divulguei avaliação do governo, encomendada pela Prefeitura, que apontava que quase 9 a cada 10 gravataienses aprovam o governo Zaffa.

Inegável é que Zaffa, ao romper com Marco, tem que acordar todos os dias como um político.

Sabe que, além de gerir R$ 200 milhões em financiamento para obras, precisa atender aos políticos; seja ele, ou alguém em quem confie.

São os políticos – e uso o cargo de vereador como o exemplo perfeito, porque os eleitos correspondem, pelo critério da proporcionalidade, a 100% dos votos nas urnas – o extrato de Gravataí, e do Brasil, goste-se ou não.

Faço toda essa introdução para transcrever o que me respondeu Zaffa, quando perguntei sobre a notícia divulgada pelo comunicador Chico Pereira, sobre a filiação ao PSDB; leia o que já postei hoje em Se Zaffa filiar ao PSDB para concorrer à reeleição, como fica ‘Embaixador do governo Leite em Gravataí’, que já é candidato: larga? O “bem-vindo ao lado certo da História” para a “direita bolsonarista”.

Salvo engano, o WhatsApp mostra que Zaffa já entendeu que é, hoje, um político. Sua resposta é, ao mesmo tempo, sincericída e elegantíssima; preservou Gravataí, isso é incontestável, mesmo tenha algo, mas não tudo a ver ideologicamente com o governador.

É política, estúpidos! – aqui parafraseio o marqueteiro do Clinton sobre economia.

E isso, para quem não entendeu meu comentário, é um elogio. Só a política pode ajudar os pobres. Sou como aquele narrador que diz “eu te amo futebol”. Eu grito: “eu te amo política”.

Segue a mensagem do Zaffa, o político – que, como político, tem todo tempo do mundo para escolher aonde vai; é ele o prefeito da quarta economia gaúcha, da Gravataí que está entre as 100 maiores cidades do Brasil.

“(…)

Recebi convite de vários partidos, o que me honra demais. O PSDB está entre estes.

Não tenho nenhuma agenda com governador, de quem sou admirador.

Entendo ser ele uma das maiores expressões políticas do país no momento. Moderno, íntegro, inteligente. E Gravataí tem pautas importantes com o Estado: RS-118, RS-020 e 30. Precisamos do DAER sempre como parceiro; tem o rio e as microbarragens; a Corsan… É Gravataí sempre em primeiro lugar.

Hoje estou avaliando, conversando com muita gente, pesando o que seria melhor para a minha candidatura e para a cidade.

(…)”


LEIA TAMBÉM

PP de Roger indica lado na III Guerra Política de Gravataí: é com Marco Alba; O avião do pajé

O ‘se’ e o ‘quando’ Zaffa vai ‘demitir’ MDB de Marco Alba do governo; Alice Através do Espelho e a III Guerra Política de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade