SEGURANÇA

Servir e Proteger: conheça a rotina de atuação da Guarda Municipal de Gravataí

Diariamente, a Guarda Municipal de Gravataí atua na segurança da população por toda a cidade, passando com suas viaturas e dividida em grupamentos, com seus olhares atentos por todas as rodovias, avenidas e principais pontos de instalação da base, centrais de monitoramento e canais de comunicação. Com uma rotina de atuação intensa, os agentes atuam na prevenção, zelando pelo bem estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público.

Durante um acompanhamento de rotina com os vigias do grupamento comunitário, o coordenador Arlen Tristão e o inspetor Thiago Paixão iniciaram o dia passando pelas áreas centrais da cidade, recebendo, por meio de rádios digitais móveis do tipo HT, informações e chamados de outras viaturas em deslocamento.

Durante um monitoramento pela parada 79 de Gravataí, uma das áreas vigiadas pelo grupamento comunitário, os vigias explicaram sobre a relação afetiva construída com os comerciantes locais e com os moradores, por meio de grupos no Whatsapp, nos quais todos se ajudam e relatam casos de alerta e segurança.

– Esses grupos foram criados como uma ideia de ação preventiva, para que  possamos estabelecer uma relação de confiança com todos, mas é importante frisar que, inicialmente, sempre disque o número oficial da Guarda Municipal, 153 – destacou o agente comunitário Gustavo Rocha Rodrigues.

A Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), localizada no Centro Administrativo Norte, coordena a Guarda Municipal e a Central de Operações, a fim de garantir a segurança dos bens, serviços e instalações do município. Já, no Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos, está instalada a Central de Monitoramento de Sistemas, na qual os agentes vigiam 24 horas por dia, por meio de câmeras e mapeamento virtual, as escolas municipais e os demais pontos da cidade.

Ao ser questionado sobre os casos mais recorrentes no município, o coordenador Arlen citou a Lei Maria da Penha, brigas escolares e, também, situações de trânsito. Na mesma manhã, os agentes foram convocados para monitorar os alunos da EMEF Suely Silveira Soares, localizada no Residencial Breno Garcia, após um alerta de brigas durante a saída da instituição. A base móvel da Guarda Municipal, inclusive, está instalada no próprio bairro Breno Garcia, no qual os agentes monitoram somente a comunidade desta região.

Na missão de preservar a ordem pública, a Guarda Municipal possui um efetivo previsto de 240 guardas (homens e mulheres) devidamente formados e capacitados para o exercício da função. São 19 viaturas entre automóveis, motocicletas e micro-ônibus e seis grupamentos, sendo eles, Grupamento Patrimonial, Grupamento Escolar, Grupamento Comunitário, Grupamento Ambiental (GAM), Grupamento de Operações com Cães e Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Segundo Arlen e inspetor Paixão, entre os grupamentos mais solicitados durante o trabalho estão o escolar e o ROMU, destacando-se também os grupamentos comunitário e o ambiental, que realizam diversas ocorrências. De acordo com a Central de Atendimentos da GM, aconteceram, até o momento, cerca de 60 a 80 ocorrências diárias, 260 mensais e 2.699, no total, no ano de 2022.

A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes, sendo referência no estado do Rio Grande do Sul em sua conduta e qualificação para os demais municípios, por suas capacitações para agentes locais. Conforme a subcomandante, Cibele Bitelo, as formações em Rio Grande e Bagé estão em andamento. No entanto, durante uma reflexão sobre as maiores dificuldades encontradas na profissão, atualmente, os agentes ressaltam a falta de conhecimento e a luta pela quebra de paradigmas na sociedade brasileira.

– Queremos passar a imagem real da polícia cidadã para as pessoas, buscando quebrar a percepção da sociedade de que somos brutos. Priorizamos o nosso trabalho de alertar e orientar antes de qualquer ordem de reação – concluiu Arlen. 

É muito importante manter a segurança pública todos os dias no município. Em quaisquer casos de alerta, suspeita ou flagrante, as denúncias e as chamadas podem ser realizadas por meio do telefone oficial da Guarda Municipal 153.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade