em rede

Sim, negócios abertos em até 5 dias em Gravataí

Vice-prefeito Áureo Tedesco na solenidade de lançamento oficial da Rede Sim

Em cinco dias, negócio aberto. Essa é a média calculada e apresentada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Victor Johnson no lançamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), nesta segunda-feira, no terraço do Sindilojas, com a participação de contadores e representantes da Prefeitura, governo do Estado e do Sebrae.

– Em menos de sete dias o cidadão tem o seu alvará em mãos, sendo que a média é de um dia e já conseguimos fazer, inclusive, em apenas três horas. Assim, com esta união entre Prefeitura, Sebrae e Junta Comercial, teremos uma média de cinco dias para o empreendedor ter o seu negócio regulamentado.

Ele lembrou que a unificação dos bancos de dados entre os órgãos faz com que se evite duplicidade de processos, proporcionando ainda mais celeridade.

– São ações que também garantem agilidade e transparência.

 A coordenadora da Vigilância em Saúde de Gravataí, Patrícia Silva, também destacou que os alvarás sanitários, desde a segunda, já podem ser pedidos em um processo totalmente on-line.

– É um avanço. Agora, tudo será digital, via sistema e sem processo físico. Com isso, queremos que pedidos de baixa complexidade sejam liberados em até 10 dias.

Uma normativa para o serviço deve ser publicada nos próximos dias.

Representando o prefeito Marco Alba, o vice-prefeito Áureo Tedesco usou a experiência de empresário para destacar a importância da simplificação dos processos, principalmente na hora da abertura de negócios.

– Gravataí está dando mais um importante passo no empreendedorismo, dando condições e agilidade no processo. Isso vai gerar, com certeza mais riqueza e principalmente mais emprego.

O secretário geral da Junta Comercial do Estado Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves destacou o trabalho realizado durante quase um ano para que Gravataí fizesse parte da RedeSim.

– O nome é pequeno mas a importância é enorme para aquele que quer empreender e tem os processos simplificados. Nosso objetivo é um só, auxiliar o cidadão empreendedor, e vamos fazer isso também aqui em Gravataí.

O gerente Regional do Sebrae Metropolitano Paulo Bruscato parabenizou a "visão empreendedora da Prefeitura de Gravataí, que já possuía um sistema todo automatizado e ágil à disposição do empreendedor".

– Quem ganha é o empreendedor e isso é motivo de orgulho para o Sebrae, que participa ativamente de todo este processo.

  

Sobre a RedeSim

 

O sistema integra a rede do município com outros órgãos como a JucisRS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

– Desde que assumimos a Prefeitura primamos pela agilidade e eficiência e estamos sempre nos aprimorando para as aberturas de novas empresas e as renovações sejam o mais rápido possível, visto que emitimos alvarás e certidões em menos de 24 horas. Por isso, acredito que essa parceria vem somar – concluiu o vice-prefeito.

A RedeSim que tem como objetivo desburocratizar e agilizar a abertura de novas empresas, além de possibilitar sua regularização. A previsão é de alcançar a totalidade dos 497 municípios gaúchos até o final de 2022. Conforme Portal da Rede, são mais de 3.000 municípios integrados ao sistema, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do País.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade