Depois de cinco meses como vereadora de Cachoeirinha e presidente da Frente Parlamentar da Defesa dos Direitos das Mulheres, Sueme Pompeo de Mattos (PDT) retorna à Secretaria de Cultura e Esporte no governo do prefeito em exercício Maurício Medeiros (MDB).
Sueme é advogada, pós-graduada em Direito e Administração Pública e é Presidente da Associação de Justiça e apoio às Mulheres (AJAM).
Em nota, a Prefeitura listou "avanços na área da Cultura e do Esporte, onde principal foco foi o diálogo e a construção coletiva" durante a gestão anterior de Sueme.
Siga.
"…
1. Retomada do FUCCA, Fundo Municipal de Cultura, que disponibilizou 100 mil, para projetos locais. Com a participação de pareceristas altamente capacitados para atuarem nas escolhas dos projetos culturais.
2. Fomentação do fortalecimento e participação da Sociedade Civil organizada ao Conselho Municipal de Cultura.
3. Aprovação do plano Municipal de Cultura que prevê metas e diretrizes na área da cultura para os próximos 10 anos.
4. Criação do Arquivo Histórico para a gestão e preservação documental histórica do Município.
5. Contemplação do edital do Estado, cujo objetivo é revitalizar arquiteturas simbólicas em todo o Rio Grande do Sul, dando a elas um novo sentido, além de estimular a inovação e a economia baseadas no capital intelectual, contribuindo para criar ecossistemas criativos e que estimulem novos empreendimentos, neste edital foi apresentado o projeto de revitalização da Casa de Cultura, como centro cultural e turístico, itegrado com a Praça ecoturismo Leonel de Moura Brizola. Espaço que servirá de lazer Cultura, Esporte, Turismo e empreendedorismo.
6. Ampliação do cadastro cultural de artista e criação do cadastro de esportista, visando o mapeamento e a integração de todos os agentes envolvidos com o Poder Público para participação, valorização e fomento nestas áreas.
7. Atuação com o projeto Velhos Amigos, levando Cultura, Esporte e Lazer às Instituições de Longa Permanência.
8. Retomada gradativa do projeto de Esporte nas associações comunitárias, com professores de educação física.
…"
A secretária destaca que foi um ano de muitos desafios decorrentes da pandemia.
– Nos impossibilitou a realização de eventos culturais e esportivos, e visando as dificuldades financeiras principalmente nestas áreas, iníciamos o cadastramento para os auxílios emergenciais para a Cultura e Esporte, denominados Auxílio Emergencial Telmo de Lima Freitas e Auxílio Emergencial Dirceu de Castro, em homenagem a esses homens que foram referência no Esporte e Cultura e que foram acometidos pelo (COVID 19). Meu retorno segue como um desafio para darmos andamentos aos projetos e fortalecermos ainda mas às politicas públicas de incentivo à Cultura ao Esporte ao Turismo – projeta.