Antônio Weston, superintendente do Hospital Dom João Becker, de Gravataí, e chefe do serviço de cirurgia geral da Santa Casa de Porto Alegre, foi convidado pela Associação Internacional de Câncer Gástrico para participar do Consenso Internacional, evento que reunirá 30 especialistas da área na Itália em outubro.
– É a primeira vez que um gaúcho vai a um evento desses – disse o médico, em entrevista que é destaque deste sábado na coluna de Rodrigo Lopes, em GZH.
Reproduzimos a entrevista com o cidadão gravataiense desde 2022, por proposição do vereador Alan Vieira.
Qual o papel da associação?
É a entidade que normatiza e determina as diretrizes para o tratamento do câncer de estômago no mundo. A associação começou no Japão e tem sedes no mundo inteiro. Ela determina as diretrizes e as normativas do tratamento da doença. A cada dois anos, um encontro é realizado em um país. Em 2025, será na Itália.
O que é decidido no Consenso Internacional?
As diretrizes principais do tratamento da doença. Um exemplo: um doente tem um diagnóstico de câncer de estômago. Como ele vai ser tratado? Com cirurgia ou com quimioterapia? Quem determina isso é a Associação Internacional de Câncer Gástrico. E isso sofre inovações à medida que o tempo vai passando. Para isso que é realizado o consenso.
Por que o senhor foi escolhido para participar?
É resultado de uma trajetória de 25 anos. Comeceu em 1999, na Associação Brasileira de Câncer Gástrico. Fui presidente entre 2019 e 2023. Já somos referência internacional na doença, no tratamento e no conhecimento científico, mas é a primeira vez que sou convidado para um consenso dessa magnitude. É o principal evento do mundo na área.
Qual a importância de o RS estar presente?
É o Rio Grande do Sul e o Brasil participando. Somos os únicos dois médicos (além de Antonio Weston, há um profissional de São Paulo que participará do encontro). Para mim, é uma honra. Estarão lá os principais experts do mundo. É um reconhecimento internacional no tratamento dessa doença. É a primeira vez que um gaúcho vai a um evento desses.