Desde o início da manhã desta quarta-feira Quiosque da Cultura, na Praça Leonel Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker, foi transformado em um centro de realização de testes RT-PCR em Gravataí, para usuários agendados através das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.
O espaço foi cedido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
– Em razão desse estado de calamidade, a SMCEL também está se somando ao trabalho feito pela Secretaria de Saúde, a fim de que a capacidade sanitária do município seja ampliada e qualificada – afirma a técnica superior em Artes Visuais e Coordenadora do Quiosque da Cultura, Mari Velleda.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Tatiane Silva, serão feitos cerca de 250 testes RT-PCR por dia.
– Hoje, estamos trabalhando aqui no quiosque e na Urest (Unidade Regional de Saúde do Trabalhador), mas, a partir do dia 22, na próxima segunda-feira, vamos atender apenas aqui na praça. Lembramos que as pessoas atendidas aqui foram encaminhadas pelas unidades de saúde – disse.
Maria da Silva Ósio, de 25 anos, foi até uma das unidades do município e encaminhada para fazer o teste no Quiosque. Ela, que trabalha na saúde, disse que apresentou com alguns sintomas.
– Estou com dor nas costas, senti perda do paladar e olfato, por isso fui até a unidade e vim fazer o teste – contou.
Conforme a SMCEL, os projetos contemplados no Edital 011/2020, que devem ser executados dentro do prazo da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB), que se encerra em 31 de maio de 2021, deverão ser readequados para o formato virtual no Mapa Cultural de Gravataí.
A secretaria informa que, após a liberação do Quiosque da Cultura pela SMS e o retorno das atividades culturais e presenciais no espaço, abrirá as portas aos proponentes contemplados pela forma de ocupação Quiosque da Cultura. Os projetos, então, serão apresentados presencialmente, se houver interesse, em calendário a ser definido pós-retomada das atividades e encerramento da LAB em Gravataí.
Também será iniciado, como estratégia de divulgação, o projeto “Lei Aldir Blanc em Gravataí – Quiosque da Cultura – Ocupação Virtual”, em que as redes sociais da SMCEL e do Conselho Municipal de Política Cultural farão a divulgação de pelo menos uma atividade por projeto, a fim de ampliar o alcance de público virtual.
LEIA TAMBÉM
6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha