O professor de Tecnologia da Informação na QI Faculdades, de Gravataí, Rodrigo Barreto Moreira, e o estudante Jaime Renck, receberam na terça-feira passada (23/4) medalha de prata na edição mundial do InfoMatrix, competição internacional de projetos de informática que reúne os melhores alunos de TI do mundo.
A dupla representou o Brasil na competição e o projeto apresentado foi um Sistema Inteligente de Controle de Consumo de Água (SICCA). Para chegar a Roménia eles venceram, antes, as seletivas estadual e nacional. A representação de Gravataí e o Brasil no InfoMatrix – promovido de 21 a 24 deste mês em Bucareste – foi um feito inédito para região.
— Há um ano comecei um sonho que era participar de uma feira internacional representando o meu país. Hoje estou aqui, com uma medalha no peito, levando ela para o Brasil — disse Jaime Renck.
Já o professor fez um agradecimento em vídeo gravado logo após a premiação, na Romênia.
— Isso só é possível através do apoio de muitas pessoas, empresas e entidades que acreditaram no nosso projeto, entre elas a Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí (AGTI) — disse Rodrigo Barreto.
ATENÇÃO
O professor da QI Faculdades Rodrigo Barreto foi tema de reportagem do Seguinte: em 25 de julho de 2017 por ter coordenado e participado do projeto que resultou em uma impressora de texto em braile.
Confira no link abaixo.
COM VÍDEOS | Um projeto daqui para o mundo todo ver
Confira os vídeos clicando nas imagens.
SOBRE O EVENTO
1
O InfoMatrix é considerada, atualmente, a quarta maior feira de tecnologia do mundo. O objetivo da competição não é apenas promover a excelência profissional, mas possibilitar o diálogo e a cooperação intercultural através do envolvimento de estudantes e professores de todo o mundo.
2
A participação dos medalhistas teve patrocínio da QI Faculdade & Escola Técnica e apoio da Prefeitura de Gravataí, da Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí (AGTI), da Agência W7 e do CTG Setembrina dos Farrapos.
O que ela disse
— A ciência e a tecnologia são partes essenciais do mundo de hoje. Contribuir com a educação científica é investir em um futuro próximo, onde nossos jovens serão as protagonistas.
Selma Fraga, presidente da AGTI.
A prefeitura
O agradecimento dos representantes de Gravataí, em especial à prefeitura e AGTI, se deu em razão do encaminhamento do Projeto de Lei Municipal 24/2019, para a Câmara de Vereadores, ainda em tramitação, que estabelece medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa científica, à produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no município de Gravataí.