O ex-prefeito Edir Oliveira pede uma reparação histórica sobre o chafariz da praça central, reinaugurado nesta quinta, como parte do calendário de festividades que marcam os 139 anos de emancipação política de Gravataí, comemorados em 23 de outubro.
– Não podemos cometer injustiças. O chafariz foi construído pelo ex-prefeito Abílio dos Santos, com projeto de João Alberto Lessa – observa, em relação à informação divulgada no site da Prefeitura de que “o Chafariz foi construído pelo prefeito José Linck em 1960”, e que o Seguinte: reproduziu na matéria O Chafariz da Praça, revitalizado e em cores.
– O que havia antes era um chafariz de segunda mão, que o prefeito José Linck comprou da Prefeitura de Taquara. Era um cone com abertura para o céu, no centro de um espelho d'água redondo, onde uns sapinhos também esguichavam água. E praticamente nunca funcionou.
Edir conclui:
– Foi então que o Abílio demoliu e construiu este outro no lugar, por sugestão do João Alberto, que fez o projeto e vendeu para a Prefeitura. Então, não se pode misturar as coisas. Um chafariz nada tem a ver com o outro.
Bonita a lembrança de Edir, que sempre viveu uma relação de altos e baixos com o falecido ex-colega de PTB, eternizada em dois episódios: se nos anos 80 foi um dos artífices do histórico rompimento entre Abílio e os Oliveiras, nos 90 foi eleito prefeito no famoso 'Abílio é Edir, Edir é Abílio'.
Obrigado pela lembrança, Edir!
Como dizia Millôr, deixa para o mendigo na praça achar que Deodoro é maior que Castro Alves, pois, no verão, sua estátua na praça dá mais sombra.