trânsito

Uma solução para o caos no acesso ao Distrito Industrial

Dificuldade no acesso ao centro de Gravataí pela avenida Centenário e às empresas do Distrito Industrial motiva reuniões em busca de solução

Depois da duplicação da avenida Centenário, um dos gargalos que deixa estressado boa parte dos motoristas que passam todos os dias pelo local deve deixar de existir até setembro próximo – exagerando, até outubro! – com a duplicação das pontes do Parque.

O outro gargalo, referido pelo próprio prefeito de Gravataí Marco Alba (MDB) quando da inauguração das obras da Centenário no começo de outubro do ano passado (link da matéria, abaixo), é o entroncamento desta avenida com a RS-118 e o acesso ao Distrito Industrial de Gravataí.

Centenas, quem sabe milhares de motoristas, enfrentam problemas naquele local, especialmente nos horários de pico e mais especificamente no final da tarde quando o trânsito praticamente paralisa dada a grande quantidade de carros procedentes de Porto Alegre, via Freeway.

E, durante o dia, com trânsito pesado por conta de a RS-118 encurtar o caminho para quem vem do centro do pais pela Freeway e se dirige, por exemplo, ao Vale dos Sinos, acessar a avenida Plínio Gilberto Kroeff e as empresas do Distrito Industrial de Gravataí não é uma tarefa das mais fáceis.

 

Em junho

 

Para melhorar as condições de trafegabilidade e reduzir os riscos de acidentes naquela região, o prefeito Alba vem mantendo uma série de reuniões no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) tendo, embaixo do braço, sugestões de medidas paliativas  que podem ser implantadas até que aconteça a solução definitiva.

— Nós temos um projeto alternativo que minimiza os efeitos daquela confusão no acesso a Gravataí na rótula do Distrito Industrial. Mas toda e qualquer sugestão nossa precisa ser aprovada e autorizada pelo Daer — explicou o prefeito.

Marco Alba tem se reunido também com a área técnica e de Infraestrutura da secretaria de Logística e Transporte, comandada por Juvir Costela, e com a direção e especialistas do Daer, autarquia ligada ao governo do estado através da secretaria de Transporte.

Nos primeiros dias de junho ele vai se reunir outra vez com técnicos do setor de engenharia do Daer.

— Queremos saber quais são as alternativas que o Daer tem para Gravataí — afirmou.

 

Avenida Brasil

 

Uma das preocupações do prefeito é que a solução para o problema caótico do trânsito na RS-118 altura do acesso ao centro de Gravataí pela avenida Centenário ou às empresas do Distrito Industrial pela avenida Plínio Kroeff seja discutida com a administração municipal e, se necessário, com a comunidade.

— O Daer não pode simplesmente fazer um projeto de engenharia que interfira drasticamente, e modifique a estrutura daquela região, sem consultar o setor de engenharia da Prefeitura e compatibilizar os interesses do município com a 118 — assegurou.

O que Alba quer evitar é que se repita o que aconteceu por conta da duplicação da RS-118 e que cortou a avenida Brasil ao meio. Ou seja, quem mora em um lado e tem negócios ou trabalha no outro lado, não tem como cruzar a Brasil porque a duplicação não previu uma rotatória ou viaduto no cruzamento com a avenida.

As novidades em termos de solução para um trânsito melhor no ponto da RS-118 com Centenário e acesso ao Distrito, segundo garantia do prefeito, devem ser conhecidas ainda na primeira quinzena do mês que vem.

— Deveremos ter novidades na primeira quinzena de junho a partir da reunião técnica que teremos com o Daer para apresentar as nossas propostas e para o Daer, evidentemente, apresentar as suas — afirmou.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí projeta o fim do gargalo no acesso ao Distrito

COM VÍDEO | Como ficou a duplicação da Centenário depois de pronta

 

IMPORTANTE

Dependendo do que ficar acertado em termos de obras visando equacionar os problemas por parte do Daer, o prefeito Marco Alba vai reivindicar providências que podem ser implantadas em menor prazo, mesmo que sejam paliativas.

 

Acompanhe a entrevista do prefeito Marco Alba, sobre o problema do trânsito na RS-118, clicando na imagem abaixo.

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade