A Unidade de Saúde da Família (USF) Águas Claras, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomou, há quatro meses, o grupo Saúde em Cores, voltado para o trabalho das questões de saúde mental. As atividades, que ocorrem quinzenalmente na unidade, trabalham cuidados com a mente e com a prevenção de problemas emocionais.
– O grupo tem como objetivo permitir um espaço de troca e aprendizado entre os participantes, a fim de obter uma melhor relação com a saúde emocional, um momento de reflexão e relaxamento, contribuindo, dessa forma, para um cuidado com a saúde mental dos usuários da comunidade – destaca a coordenadora da unidade, Graciele Pires.
As atividades do grupo são organizadas pelas técnicas de enfermagem da unidade Ingrid Barth e Tatiane Jacuboski, as quais, segundo Graciele, “têm se dedicado com entusiasmo ao planejamento de atividades de promoção, de proteção e de prevenção à saúde mental dos participantes”.
Assim, a proposta dos encontros é tornar os ambientes mais saudáveis, fator essencial para o combate de futuros problemas psicológicos na comunidade.
– Essas atividades buscam oferecer assistência à saúde com qualidade e humanização para os nossos pacientes, trabalhando a prevenção e os cuidados com a saúde mental e o bem-estar das pessoas – reforçou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Para o trabalho na área de saúde mental, Gravataí conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, referência no município sobre o tema. O serviço de saúde atende adultos, a partir dos 18 anos, e trabalha com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, auxiliar de enfermagem, enfermeiras, estagiários, psicólogos, psiquiatra, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.
Além disso, o CAPS II desenvolve ações de acolhimento, atendimentos individuais, visitas domiciliares e atividades integrativas. O espaço está localizado na Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135, Centro.