SAÚDE

Vacinação contra HPV: Gravataí disponibiliza imunizante que protege contra câncer do colo do útero

Gratuitamente, a Prefeitura de Gravataí oferta a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais, as doses atuam na prevenção ao câncer do colo do útero, terceiro tumor maligno mais frequente no público feminino e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no país.

Neste mês, diversas ações têm sido e seguirão sendo promovidas em serviços de saúde em alusão ao Março Lilás, campanha que intensifica os cuidados de prevenção ao câncer de colo uterino, que registrou mais de 17 mil casos no último ano.

De acordo com o calendário básico de vacinação, a vacina contra o HPV deve ser administrada em duas doses para meninos e meninas de 9 a 14 anos, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. Com isso, são evitadas infecções pelo papilomavírus humano subtipo 6, 11, 16 e 18.

O município também imuniza pessoas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados de órgão sólido ou medula óssea – neste caso, a faixa etária para homens e mulheres é de 9 a 45 anos, com o esquema vacinal de três doses: segunda dose dois meses após a primeira e a terceira dose seis meses após a primeira.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que pessoas que recebem a vacina contra o HPV antes de iniciar a vida sexual têm maiores chances de proteção contra lesões causadas pelo vírus, reduzindo o risco de desenvolver câncer do colo do útero.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 6.627 mulheres morreram devido ao câncer do colo do útero em 2020. A doença tem como característica o desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Desta forma, a vacinação e o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, são importantes aliados na prevenção à doença. 

A pasta reitera que a vacinação contra o HPV também previne contra o câncer de pênis, que vitimou 463 homens em 2020, ainda de acordo com o INCA. Além da vacinação contra o HPV, o Ministério da Saúde recomenda a limpeza diária do órgão genital com água e sabão.

Também considera fundamental o ensino dos hábitos de higiene íntima aos meninos desde cedo e orienta a utilização de preservativo em relações sexuais, visto que a prática sem o uso de camisinha aumenta a transmissão do vírus e o risco de desenvolvimento da doença.


Março Lilás


Durante todo o mês de março, a prefeitura seguirá promovendo ações à saúde das mulheres em prol da qualidade de vida delas.

Os serviços são gratuitos para todas as mulheres e podem ser acessados em qualquer unidade de saúde do município, não apenas na de referência. Também não é necessário agendamento prévio para participar das atividades – com exceção das PICs.

Entre as atividades, estão coleta de exame preventivo, solicitação de mamografias, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos. 


Covid-19


No próximo sábado, 18, oito unidades de saúde realizarão atividades à população.

Além das ações à saúde das mulheres e da vacina contra o HPV, também haverá vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 12 anos e vacinação bivalente para pessoas com 65 anos ou mais e para indivíduos imunocomprometidos a partir dos 12 anos.

Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído o esquema primário de vacinação, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes, com intervalo de quatro meses.


QUEM PODE SE VACINAR GRATUITAMENTE

: Meninos e meninas de 9 a 14 anos: duas doses

1ª dose/ 2ª dose: seis meses após a primeira

: Homens e mulheres de 9 a 45 anos: pessoas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados de órgão sólido ou medula óssea: três doses

1ª dose/ 2ª dose: dois meses após a primeira/ 3ª dose: seis meses após a primeira

: A Prefeitura reforça a importância de as pessoas completarem o esquema vacinal contra a covid-19, composto por quatro doses para aqueles com mais de 18 anos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade