Um dia depois de anunciar em sua página oficial a interrupção no abastecimento de água para Gravataí e Cachoeirinha, a partir das primeiras horas desta quarta-feira (22/3), a assessoria de comunicação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) divulgou nota informando que o corte é para a realização de obras visando a melhoria da distribuição nestas duas cidades.
É a 11ª interrupção prolongada do serviço (a distribuição de água só deve voltar ao normal amanhã à noite) desde outubro passado, quando o Seguinte: passou a monitorar os cortes no abastecimento que atingem as duas cidades e que têm duração de pelo menos 12 horas.
A Corsan diz que se trata de uma nova etapa de modernização da Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT-4) de Cachoeirinha e que o investimento, no valor de R$ 2,36 milhões, vai ampliar a oferta de água e aumentar a segurança do abastecimento para Cachoeirinha e Gravataí.
Motobomba
A modernização inclui a substituição de quatro grupos motobomba por peças de maior potência, além da instalação de quadros de comando com conversores e a substituição das canalizações de sucção e recalque. Os serviços foram divididos em etapas para reduzir o tempo de parada do abastecimento.
A Estação de Bombeamento de Água de Cachoeirinha é a maior elevatória de água tratada do sistema integrado das duas cidades e, com as obras de hoje, terá a vazão ampliada para 780 litros por segundo.
Importante
O serviço será iniciado no início da manhã desta quarta e deve ser concluído até o meio-dia, podendo afetar o abastecimento em bairros dos dois municípios.
O fornecimento deve se normalizar gradativamente até a noite.
Serão atingidos com a interrupção no abastecimento d’água desta quarta pelo menos 56 bairros de Gravataí e Cachoeirinha.