A empresa chinesa China Railway Engineering Group (CREG) apresentou ao governo federal uma proposta para assumir a Empresa de Trens Urbanos Metropolitanos S.A. (Trensurb), que opera uma linha de trens de superfície para transporte de passageiros entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. A ideia foi levada diretamente ao ministro chefe da Casa Civil, o gaúcho Eliseu Padilha (PMDB).
A proposta dos chineses é, além de assumir a Trensurb, implantar novas linhas – daí com o aeromóvel – dentro de Porto Alegre e com extensões que podem chegar a outras cidades da Região Metropolitana, inclusive Gravataí. Esta, partindo do Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil, e passando por Cachoeirinha.
O projeto ainda inclui a troca da atual frota de trens da Trensurb por veículos novos. Em contrapartida, o governo federal cederia a concessão do que já existe e das linhas a serem implantadas pelo período de 30 anos.
As linhas
A novidade seriam os mais de 80 quilômetros – novos – de linha suspensa. Além de Cachoeirinha-Gravataí (extensão da linha Mercado-Triângulo), uma para Viamão (a partir da avenida Ipiranga), outra para a Zona Sul da capital (até o bairro Tristeza) e um braço entre as linhas da Trensurb e a Ulbra de Canoas.
Também seriam implantadas linhas menores como Estação Mercado-Terminal Cairú, em Porto Alegre, e outra em Canoas, a Mathias Velho-Guajuiviras. A negociação entre a CREG e o governo brasileiro vem sendo intermediado pelo empresário Marcos Coester, filho do inventor do sistema, o pelotense Oskar Hans Wolfgang Coester.
: A primeira patente foi concedida pela Inglaterra a Oskar Coester. Posteriormente, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Brasil, entre outros países, seguiram a decisão dos ingleses.
Segundo Marcos, diretor executivo da Aeromovel do Brasil, a operação seria rentável e eficiente. Com um público usuário estimado em 1 milhão de pessoas por dia, o sistema seria autossuficiente para bancar o investimento. Ainda segundo o executivo, o ministro Eliseu Padilha teria aprovado o projeto e prometeu levar os estudos de viabilidade adiante.
O que é
– O aeromovel é uma solução de transporte urbano que apresenta vantagens importantes, em termos de economia, segurança e conforto aos usuários.
– O conceito do sistema totalmente automatizado, que funciona em via elavada com propulsão a ar, estabelece novos padrões de mobilidade sustentável e inovadora.
– Através da integração com outros meios de transporte, o aeromovel complementa soluções existentes com baixo impacto ambiental e qualidade de vida às pessoas.
Importante
Não há citação acerca de valores a serem investidos e nem sobre datas para o início da implantação das novas linhas, caso a proposta dos chineses ganhe o respaldo do governo federal.
Características
ECONOMIA
– Baixo custo de implantação, operação e manutenção
– Baixo consumo de energia
– Operação automatizada
– Baixo índice de desapropriação devido a sua flexibilidade
RAPIDEZ
– Baixo tempo de espera e de viagem
– Acesso facilitado às estações
SEGURANÇA
– Sistemas de segurança redundantes
– Geradores garantem a operação mesmo com falta de energia elétrica
MEIO AMBIENTE
– Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes
– Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e baixo impacto visual
– Motores elétricos estacionários e ventiladores com isolamento acústico
– Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes
CONFORTO
– Aceleração e desaceleração automatizadas conforme padrão internacional de conforto
– Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno
– Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos
Em Porto Alegre
– No dia 10 de agosto de 2013 foi inaugurado pela ex-presidente Dilma Rouseff (PT), em Porto Alegre, a primeira linha de aeromovel do Brasil.
– Desenvolvido pelo Grupo Coester, o sistema é um case de inovação em mobilidade urbana.
A solução conecta a Estação Aeroporto do Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.
– Os veículos transitam em uma via elevada e são movidos a ar, percorrendo 1.010 metros em cerca de 90 segundos.
– A ex-presidente Dilma esteve na cerimônia de inauguração, participou da viagem inaugural, e destacou o caráter sustentável do aeromovel que, por ser elétrico, não emite poluentes.
– Ela fez um elogio ao projeto de Oskar Coester, diretor-presidente do Grupo:
— Hoje participo da inauguração de um símbolo que está sendo implantado. Mostra que somos, sim, capazes de inovar.
Em Jacarta
Em 1989 o projeto foi implantado com sucesso na cidade de Jacarta, capital da Indonésia, onde funciona há 28 anos. Trata-se de uma linha circular com 3,6 quilômetros de extensão e seis estações, construída no interior de um parque ecológico que abriga, entre variadas atrações, teatros e hotéis.
: Aeromovel circula em parque ecológico da Indonésia há 28 anos