No próximo dia 20 de agosto (quarta-feira), a comunidade de Gravataí terá mais uma oportunidade de participar da Campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida, iniciativa do gabinete do vice-prefeito Dr. Levi Melo. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará uma van para transportar gratuitamente 14 voluntários até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo formulário online no link: https://forms.gle/VPiUg2Lwuxue4LNw6. A saída será às 7h30, em frente à UBS Centro (Rua Carlos Link, 55).
Segundo o vice-prefeito, a população gravataiense vem demonstrando forte engajamento desde o início da campanha, em junho.
“Nossa população é muito solidária e tem se engajado significativamente nas ações que realizamos. Tenho certeza que nesta oportunidade não será diferente”, afirmou Dr. Levi, convidando os moradores a participarem deste ato de solidariedade.
O secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, ressaltou que, em breve, a coleta de sangue será facilitada com a inauguração da Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí, prevista para o início de 2026 junto à UPA da 74.
“As obras estão em ritmo acelerado e, se não houver alteração no cronograma, entregaremos mais uma estrutura em benefício da população nos próximos meses”, afirmou.
Esta será a segunda vez que a van da SMS levará doadores ao Hemorgs — a primeira ocorreu em julho. A iniciativa será mantida na terceira quarta-feira de cada mês até que a nova unidade de coleta local esteja em funcionamento.
Critérios para doar sangue
Para participar da ação, os voluntários devem atender aos seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg (descontando vestimentas);
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar por pelo menos duas horas antes;
- Reforçar a hidratação antes da doação;
- Para a primeira doação, ter no máximo 60 anos;
- Quem trabalha à noite deve comparecer após seu horário de descanso diurno.