Os motoristas que passam pela rótula do Aldeião, procedentes da avenida Centenário ou Adolfo Inácio de Barcelos se depararam na manhã desta sexta-feira (14/1) com mais uma ação predatória dos vândalos que perambulam pelas ruas da cidade, especialmente à noite, quando o anonimato fica mais fácil.
O pórtico “Eu Amo (coração) Gravataí”, que fica no centro da rotatória, teve uma de suas letras e o coração quebrado. O vandalismo foi constatado por agentes da Guarda Municipal (GM) de Gravataí e o crime teria ocorrido durante a madrugada. Até o começo desta tarde não havia suspeitos da autoria do crime.
De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flavio Lopes, o local não possui câmeras de videomonitoramento. Depois que os guardas verificaram a situação o caso foi informado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), para registro do boletim de ocorrência (visando a abertura de investigação na Polícia Civil.
Paulo Garcia, secretário da SMSU, disse que a ocorrência foi anotada no plantão da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Gravataí.
— Vamos fazer o conserto do que foi vandalizado. Só que isso vai causar um gasto extra para os cofres públicos — disse Paulo Garcia, em seguida.
: Letreiro do pórtico, que foi danificado por vândalos
A tramitação
O delegado da 1ª DP, Márcio Zuchello, explicou que nestes casos, depois de registrada a ocorrência referente ao delito, é feita uma investigação para verificar se há câmeras nas imediações em prédios comerciais, principalmente, que possam ter captado o momento do crime.
Se for identificado o autor do vandalismo é instaurado inquérito por dano ao patrimônio público. A pena para esse crime é de um a três anos de prisão, com possibilidade de substituição da condenação por trabalho voluntário ou compra de cestas básicas.
IMPORTANTE
De acordo com o delegado Márcio Zuchello a Prefeitura pode impetrar ação judicial pedindo que o réu faça a restituição do valor gasto para consertar os danos causados.
O pórtico
Adquirido para fazer parte das atrações da Feira Turística e Agrorrural de Gravataí (Fearg), o letreiro “Eu Amo (coração) Gravataí” foi levado depois às ruas da cidade. Após a Fearg, foi exposto na Praça da Bíblia, centro da cidade, e depois foi instalado junto às novas pontes do Parque dos Anjos.
Denner Gelinger, secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, pasta que adquiriu o letreiro, informou que o item foi comprado por meio de licitação. No total, a Prefeitura de Gravataí investiu aproximadamente R$ 15 mil na aquisição das letras. O caso de vandalismo, além de ser crime, também é um gasto extra para a população, lembrou o secretário.