Uma vereadora de Gravataí fez aquela que eu reputo a melhor homenagem à luta das mulheres, no 8 de março. Anna Beatriz da Silva apresentou projeto concedendo título de cidadã hornorária à médica pneumologista Liana Ferreira Corrêa, que é uma das responsáveis pelo tratamento de pacientes com COVID-19 no Hospital Dom João Becker.
Nada mais apropriado nesta interminável pandemia, cuja ‘ideologia dos números’ assusta, como tratei pela última vez ontem em Os sacos de corpos, 8 mortes/dia e 51 esperando UTI COVID; Como começa pior mês das nossas vidas.
– Um gesto simples, mas cheio de significado, me chamou a atenção. A cada aniversário na ala covid, a Liana faz questão de organizar a comemoração de parabéns junto à equipe para o paciente, e registra tudo para os familiares que precisam estar distantes neste momento difícil. A sensibilidade feminina faz, sim, a diferença neste momento – diz a parlamentar.
A justificativa do projeto lembra que Liana Ferreira Corrêa, 34 anos, é filha de Gravataí, do engenheiro e ex-vereador Vail Carlos Corrêa e da professora Maria Zilda Gomes Ferreira Corrêa, cursou os ensinos fundamental e médio na Escola Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa) e, em 2003, no cinquentenário da escola, foi a ‘aluna destaque’ pelo seu desempenho escolar.
Cursou Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), tendo concluído o curso em 2015 e, em fevereiro de 2020, concluiu a residência médica como especialista em Pneumologia.
Desde o período da sua residência médica, Liana já atuava como plantonista na emergência do Hospital Dom João Becker, além de atuar também em unidades de saúde de Gravataí.
Sigo eu.
Ouvi aqui e ali de políticos – e, para o leitor que não sabe, alguns vereadores, mesmo que pessoas públicas, ficam brabos quando vaza o que dizem em ambientes privados – que Anna faz demagogia na desgraça, repetindo comportamento que adversários creditam ao companheiro da parlamentar, Dimas Costa, que em 2019 homenageou Rui Correa, um gari de Gravataí, no Dia do Trabalhador.
Mas a política é feita de símbolos. Principalmente na Câmara, um lugar de utilidades mas, também, de inutilidades.
Anna lembrou uma profissional da linha de frente.
A mim, nada parece mais importante.
Há quem prefira homenagear alguém de olho no voto ou, o que é pior, no bolso.
Admitindo ser demagogia, é uma boa demagogia.
LEIA TAMBÉM
Vereador de Gravataí luta pela vida: colega ’medicou-o’; Parem com curandeirismo, por favor!