O prefeito Marco Alba acompanhou e, ex-topógrafo, trabalhou nesta quinta no içamento e colocação das três vigas de 22 metros de comprimento e 35 toneladas da nova Ponte da Morungava, localizada na Rua Papa João XXIII. A obra que custará de cerca R$ 1,9 milhão.
Assista clicando aqui live de Marco Alba na obra.
Segundo o prefeito, a ponte resolverá um antigo problema do local, já que os motoristas poderão trafegar em ambos os sentidos da via. E é fundamental para que a nova rota turística de Gravataí, ligando a Região Metropolitana a Serra Gaúcha, se torne realidade.
– Desde 2013, planejamos e trabalhamos para que a rota turística seja construída. São diversos fatores que compõem a rota e levam desenvolvimento para esta área da cidade.
Marco Alba lembra que a luta para a troca da praça de pedágio da Freeway (BR-290) de local, a construção da Avenida Prefeito Acimar Silva – que vai ligar a rodovia federal na ERS-030 –, a pavimentação de toda a Avenida Arthur José Soares, a duplicação da Ponte da Morungava e a interseção com a ERS-020, são todas obras que compõem este projeto.
– Tudo o que fizemos foi para valorizar a região da Morungava que poderá receber empreendimentos hoteleiros, de esporte em meio à natureza e de turismo rural e gastronômico. Queremos aproveitar a beleza natural, o relevo semelhante ao da Serra Gaúcha e mostrar que se pode fazer turismo na região metropolitana.
Com a etapa concluída, a equipe de engenharia da Prefeitura de Gravataí e a empresa responsável pela construção, Ecovilla Construções, acreditam que a obra poderá ser inaugurada em 45 dias. A Ponte da Morungava tem 30 metros de extensão e a obra ainda contempla a revitalização da via, desde o entroncamento com a ERS-020 até 200 metros após a ponte.
Acompanharam toda a ação, além do prefeito, os secretários municipais de Obras Públicas Paulo Martins, de Mobilidade Urbana Adão de Castro, o ex-secretário de Governança Luiz Zaffalon e o subprefeito da Morungava Cleber Cornely, além de José Bruno Muller, morador que aceitou ter parte das suas terras desapropriadas para que a obra se tornasse possível.