As ações de educação em saúde do Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí têm apresentado resultados positivos no município em relação ao controle e combate de barbeiros que podem causar a doença de Chagas. Na última sexta-feira, 17, profissionais da Viemsa e da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do RS realizaram uma pesquisa ativa de barbeiros no bairro Morungava, com o objetivo de capturar espécimes do inseto.
A ação ocorreu após uma moradora do bairro ter encontrado um barbeiro na janela de seu quarto e ter acionado os técnicos da Viemsa para a coleta e análise do animal. Recentemente, ação semelhante foi realizada no bairro Itacolomi, em virtude da captura de um barbeiro positivo para Trypanosoma cruzi. Na oportunidade, os profissionais de saúde também levaram informações, orientações e cuidados à população da região.
De acordo com o biólogo da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam), Róbinson Martins Korschner, as ações de educação em saúde, principalmente com a utilização de materiais informativos, têm contribuído com o trabalho de monitoramento e controle do inseto. “Percebemos que os munícipes estão cada vez mais interessados em conhecer esse animal, tanto por seus aspectos biológicos como por sua relação com a transmissão da doença de Chagas. O número de ligações por busca de informações aumentou muito nas últimas semanas”, destaca.
Caso o barbeiro seja encontrado vivo, explica a médica veterinária Kennya Souto Zingano, é importante não matá-lo durante a coleta, a fim de que o laboratório possa examinar se ele está infectado pelo protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas.
Posto de Informação de Triatomíneos/Barbeiros (PIT)
O Departamento da Viemsa funciona como um Posto de Informação de Triatomíneos/Barbeiros (PIT), local onde é possível que a população entregue insetos suspeitos de serem barbeiros, para posterior identificação. Caso você encontre um barbeiro na sua residência, siga os seguintes passos:
1º – não esmague, aperte, bata ou danifique o inseto;
2º – proteja as mãos com luva ou um saco plástico;
3º – com segurança, colete o inseto e coloque-o em um pote (com furos na tampa) bem vedado, para evitar a fuga.
O que são os barbeiros (triatomíneos)?
– São insetos que se alimentam do sangue de animais vertebrados, incluindo humanos;
– São mais ativos à noite e costumam picar partes do corpo descobertas;
– Podem ser encontrados em áreas urbanas e rurais, dentro ou próximos a habilitações.
Como a doença de Chagas é transmitida?
– A doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi;
– A transmissão pode ocorrer pela picada do inseto ou pela ingestão de alimentos contaminados.
Orientações
Animais coletados em diferentes ambientes (quarto, sala, cozinha, anexo ou ambiente silvestre) deverão ser acondicionados separadamente, em potes distintos. Junto ao pote, é recomendado deixar escrito o nome da pessoa, telefone para contato e o endereço onde o inseto foi capturado. Em seguida, é fundamental que o cidadão acione a Divisão de Vigilância em Saúde para que os técnicos procedam ao recolhimento do(s) animal(is), de forma segura e adequada. Mais informações e dúvidas podem ser conferidas com a Viam de Gravataí por meio do telefone (51) 3600 – 7747.
Prevenção e controle
Abaixo, confira medidas que ajudam a evitar acidentes com barbeiros:
– Coloque tela em portas e janelas;
– Tape frestas e buracos das paredes e muros;
– Mantenha sempre o ambiente limpo e sem entulhos;
– Ao consumir caldo de cana e açaí, procure se informar sobre a procedência destes produtos.
Em caso de acidentes com o animal, a SMS recomenda que o cidadão procure o serviço de saúde mais próximo para os atendimentos necessários. Mais informações sobre os barbeiros podem ser conferidas aqui ou em anexo.